Comunidade

[Vídeo] Moradores pedem educação de universitários quanto ao uso de praça

Por 7 Segundos Arapiraca 05/09/2017 12h12
[Vídeo] Moradores pedem educação de universitários quanto ao uso de praça
Lixo na praça em frente ao campus da Ufal incomoda comunidade. - Foto: Josival Meneses/7 Segundos

Mães e moradoras do sítio Sementeira, zona rural de Arapiraca, no Agreste de Alagoas, procuraram o 7 Segundos indignadas com a sujeira na praça em frente ao campus da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), na margem da AL-115.

De acordo com uma denunciante, identificada como Natanyelle, o espaço está abandonado: repleto de lixo e mal iluminado. O que ela considera descaso com a população e com os próprios estudantes, sendo a maioria deles os autores da bagunça.

“Há uma semana a secretaria de limpeza pública mandou uma equipe e a praça ficou apresentável”, contou. “No entanto, alguns alunos que de educação ao próximo são desprovidos, não colaboram”, lamentou.

Natanyelle disse que diariamente espera, na companhia da sua filha, o ônibus escolar na praça, que é considerada o ponto principal da localidade. Mas pelo que diz a mãe, essa espera tem se tornado momentos de tensão, visto que ficar ao redor de lixo não é nada agradável.

Abaixo seguem fotos enviadas pela própria Natanyelle à redação. “É esse tipo de coisa que se encontra no local. Eu própria já vi universitários saindo e deixando a sujeira como se nada tivesse acontecido".

“De 14 às 16h crianças pequenas, menores de 7 anos, frequentam o espaço e as garrafas de vidro quebradas põe em risco a vida delas”, disse. “Sem contar que não manter o ambiente público limpo é falta de respeito com a população e com o meio ambiente”.

A partir do contato com a denunciante, a equipe de reportagem externa do site foi até o local e eis o que foi encontrado:

A denunciante procurou o 7 Segundos para que, a partir desta reportagem, os universitários se conscientizem. Além de ser uma maneira de fazer com que o órgão responsável tome as devidas providências.

O que diz a prefeitura

O 7 Segundos entrou em contato com a prefeitura de Arapiraca e foi informado, pela assessoria de comunicação, que a responsabilidade é da instituição educacional e quando é necessário algum serviço, como capinação, a Ufal envia um oficío solicitando.

O que diz a Universidade

A redação não conseguiu contato com a direção do campus Arapiraca através do número informado pela assessoria de comunicação.