Produção de hortaliças em Arapiraca movimenta R$ 50 milhões por ano
Cultivo ganhou força com a redução das plantações de fumo
As atividades agrícolas de Arapiraca estão sendo mapeadas pela Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente. Antes mesmo da conclusão do relatório, é possível apontar a cultura das hortaliças como uma das que mais contribuem para o desenvolvimento econômico do município situado na região do Agreste alagoano.
O cultivo de hortaliças em Arapiraca vem ganhado espaço desde a crise na cadeia produtiva do fumo, na década de 90.
Atualmente, o polo de produção de plantio irrigado de hortaliças, conhecido como “Cinturão Verde”, abastece o mercado alagoano e mais cinco estados nordestinos, chegando a movimentar mais de 50 milhões de reais por ano, com destaque para a exportação de mudas de hortaliças.
Segundo Roberto Amaral, secretário Municipal da Agricultura e Meio Ambiente, os valores citados correspondem a produção de hortaliças dos 200 principais produtores rurais de Arapiraca.
A área do “Cinturão Verde” está distribuída em mais de dez comunidades rurais, entre elas Alazão, Bálsamo, Taquara, Pau D´Árco, Laranjal, Bananeira, Cangandu, Pé Leve, Varginha, Gruta D’Água, Taboquinha , Batingas e Flexeiras.
“Antes de Arapiraca ganhar destaque como cidade polo do cultivo das hortaliças, o mercado local era abastecido por Pernambuco. E agora, além de produzir para a cidade e o próprio estado, Arapiraca exporta hortaliças para Bahia, Sergipe, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco”, destacou Roberto Amaral.
Veja também
Últimas notícias
Francisco Sales critica projeto que reduz impostos beneficiando a Braskem e faz apelo para que senadores alagoanos votem contra
Renan Filho participa da Caravana Federativa em Maceió e reúne prefeitos para destravar investimentos federais em Alagoas
Educação de Jovens e Adultos da Prefeitura de Penedo cresce mais de 600% e gera impacto positivo na economia
Prefeita Tia Júlia realiza visita a Escolas Municipais para dar boas-vindas aos alunos na volta às aulas 2026
Corrida 8M Penedo confirma sucesso absoluto e esgota 100 vagas extras em apenas 5 minutos
Polícia Militar apreende objetos usados para desmatar propriedade rural em Colônia Leopoldina
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
