Produção de hortaliças em Arapiraca movimenta R$ 50 milhões por ano
Cultivo ganhou força com a redução das plantações de fumo
As atividades agrícolas de Arapiraca estão sendo mapeadas pela Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente. Antes mesmo da conclusão do relatório, é possível apontar a cultura das hortaliças como uma das que mais contribuem para o desenvolvimento econômico do município situado na região do Agreste alagoano.
O cultivo de hortaliças em Arapiraca vem ganhado espaço desde a crise na cadeia produtiva do fumo, na década de 90.
Atualmente, o polo de produção de plantio irrigado de hortaliças, conhecido como “Cinturão Verde”, abastece o mercado alagoano e mais cinco estados nordestinos, chegando a movimentar mais de 50 milhões de reais por ano, com destaque para a exportação de mudas de hortaliças.
Segundo Roberto Amaral, secretário Municipal da Agricultura e Meio Ambiente, os valores citados correspondem a produção de hortaliças dos 200 principais produtores rurais de Arapiraca.
A área do “Cinturão Verde” está distribuída em mais de dez comunidades rurais, entre elas Alazão, Bálsamo, Taquara, Pau D´Árco, Laranjal, Bananeira, Cangandu, Pé Leve, Varginha, Gruta D’Água, Taboquinha , Batingas e Flexeiras.
“Antes de Arapiraca ganhar destaque como cidade polo do cultivo das hortaliças, o mercado local era abastecido por Pernambuco. E agora, além de produzir para a cidade e o próprio estado, Arapiraca exporta hortaliças para Bahia, Sergipe, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco”, destacou Roberto Amaral.