Pai de Wesley e Joesley Batista vai assumir presidência da JBS
Antes no comando da empresa, os filhos de José Batista Sobrinho foram presos por crimes de corrupção
Com Joesley e Wesley Batista presos, o fundador do Grupo JBS, José Batista Sobrinho (JBS) foi eleito, por unanimidade, para a presidência da empresa. O cargo, antes ocupado por um dos filhos, Wesley Batista, ficou vago após a prisão dele e do irmão por crimes no mercado econômico e de corrupção junto a políticos. De acordo com comunicado da empresa, José Batista dará continuidade ao mandato em curso até 2019.
O nome do novo presidente foi aprovado em reunião do conselho de administração da companhia, realizada nesse sábado (16). O argumento da família é que José Batista Sobrinho, conhecido como Zé Mineiro, dará "estabilidade" à companhia. José foi o primeiro presidente da JBS, empresa que criou em 1953. Ele é membro do Conselho de Administração da companhia há mais de dez anos.
O nome do patriarca surge em consonância com o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que detém 21,3% de participação da companhia devido aos aportes feitos para a internacionalização dessa. "Fico orgulhoso de reassumir a empresa que fundei. Tenho muita confiança no desempenho da nossa liderança, em todos
os nossos gestores e nos nossos 235 mil colaboradores", disse no comunicado.
O Conselho de Administração concordou também que a diretoria cuidará de buscar um diretor para a área financeira da JBS S.A.
Investimentos e prisão
Justamente esses investimentos são alvo de investigação na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) instalada na semana passada. A CPMI da JBS apurará os empréstimos feitos pelo banco à empresa entre os anos de 2007 e 2016.
Joesley Batista foi preso após o Ministério Público rever os benefícios concedidos a ele por fechar acordo de delação premiada. Incriminando políticos, entre eles o presidente, Joesley omitiu informações consideradas importantes pelos investigadores. Wesley, irmão que comandava a JBS, foi preso de forma preventiva por supostos crimes praticados no mercado financeiro após o anúncio do acordo de delação premiada da JBS.
Na mesma reunião, o Conselho de Administração da JBS deliberou pela nomeação, como seu membro efetivo, de Aguinaldo Gomes Ramos Filho, executivo com experiência nas operações da JBS no Brasil, Uruguai e Paraguai, em substituição a Wesley Batista.
Neto do novo presidente, Wesley Filho passará a ser diretor estatutário da JBS. A ideia é que ele, André Nogueira, presidente da JBS nos EUA, e Gilberto Tomazoni, presidente de marcas globais da JBS, trabalhem ao lado de José Batista Sobrinho, assessorando-o no comando da gigante global de alimentos.
Veja também
Últimas notícias
Irmãos são presos suspeitos de executar comerciante e roubar carga de frangos
Arsal aprova novas regras para concessão da Tarifa Social de Água e Esgoto em AL
Veja instituições eleitas para o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional
Prefeitura publica edital para credenciar unidades que receberão alimentos da agricultura familiar
Polícia Militar apreende oito armas e 76 animais silvestres no interior de Alagoas
[Vídeo] Deputados adiam votação da privatização da Ceasa após protestos
Vídeos e noticias mais lidas
Governo de Alagoas inicia cobrança pelo uso de água de rios e poços no estado
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
[Vídeo] Polícia Civil divulga imagens da perseguição ao Guarda Municipal morto em Teotônio Vilela
Morador de Arapiraca está no interior de SP e quer voltar para Alagoas
