Saúde

Acidentes no trânsito geram mais de 7 mil atendimentos no HE do Agreste

Dados de janeiro até 25 de setembro

Por 7 Segundos Arapiraca com Assessoria HE do Agreste 26/09/2017 17h05
Acidentes no trânsito geram mais de 7 mil atendimentos no HE do Agreste
Acidente entre moto e carro na AL-220 deixa uma jovem ferida - Foto: Josival Meneses/7 Segundos
O Hospital de Emergência do Agreste prestou atendimento a 34.002 pessoas de janeiro até 25 de setembro deste ano. Conforme relatório divulgado pelo Núcleo de Processamento de Dados (NPD), os acidentes de trânsito continuam liderando as estatísticas, com 7.251 atendimentos a pessoas vítimas de traumas na antiga Unida de Emergência, pronto-socorro instalado em Arapiraca.
 
As quedas e colisões de motos contabilizam 6.939 internamentos no período, segundo a assessoria do HE do Agreste
 
Ainda de acordo com o levantamento, no mesmo período do ano passado, o número de atendimentos foi de 34.062 pessoas.
 
As vítimas de acidentes de trânsito somaram 7.856 atendimentos. As quedas e colisões de motos provocaram 7.294 internamentos no maior hospital público do interior de Alagoas.
 
O jovem Edilson Pedro dos Santos, de 24 anos, que reside no município de Craíbas, a 150 quilômetros de Maceió, foi uma das vítimas de acidente no trânsito.
 
Com algumas escoriações pelo corpo, o rapaz foi socorrido por volta das duas horas da madrugada desta terça-feira (26), no maior hospital público do interior de Alagoas.
 
Edilson Pedro sofreu acidente de moto teve algumas escoriações, recebeu atendimento e foi liberado em seguida.
 
Campanhas
 
Diante dessa realidade, o HE do Agreste, por meio do Núcleo de Educação Permanente (NEP), vem adotando um programa de formação de multiplicadores familiares.
 
A iniciativa tem o propósito de promover uma maior conscientização das pessoas e, consequentemente, reduzir traumas que podem incapacitar ou deixar sequelas para o resto da vida.
 
Como parte do programa, segundo revela o cirurgião-geral Jean Rafael, que também é membro do Núcleo de Educação Permanente (NEP), são realizadas palestras educativas, uma vez por semana, dentro do próprio hospital.
 
O médico explica que, na formação de multiplicadores familiares, são mobilizados também os acompanhantes e familiares de pacientes que são internados com ferimentos provocados por arma de fogo ou arma branca.
 
Jean Rafael diz que as palestras educativas tratam, principalmente, de temas como o consumo de álcool, a importância do uso do capacete e de outros equipamentos de proteção individual, educação no trânsito com crianças, como dirigir nas estradas vicinais, bem como a importância da espiritualidade e da religião na prevenção de acidentes.
 
Desde o início do projeto, em dezembro do ano passado, até o último fim de semana, já foram formados mais de 180 multiplicadores familiares.
 
"A campanha não tem data para terminar. Vamos continuar realizando as palestras educativas, para reforçar o trabalho de prevenção e, com isso, tentarmos reduzirmos esses índices de acidentes no trânsito em nossa região", completou o médico.