Alagoas

Municípios do Sertão alagoano ganham plano de saneamento básico

Ação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio SF e da agência Peixe Vivo

Por 7 Segundos Arapiraca com CHBSF 29/09/2017 15h03
Municípios do Sertão alagoano ganham plano de saneamento básico
Setores como a agricultura, a navegação e a pesca têm sofrido prejuízos com a queda do nível do Rio São Francisco - Foto: Fábio Pozzebom/Agência Brasil

Três municípios alagoanos da região sertaneja ganharam os respectivos planos de saneamento básico. O avanço que gera mais saúde para os moradores e devolve água sem esgoto ao Rio São Francisco foi viabilizado para Maravilha, Delmiro Gouveia e Piranhas.

O investimento financiado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) é possível graças à cobrança do uso das águas do Velho Chico. Oficializado em termo de cooperação que envolve o comitê e a agência Peixe Vivo, a assinatura do documento ocorreu terça-feira (26), em Canindé do São Francisco, município de Sergipe também contemplado, assim como Paulo Afonso e Jeremoabo, municípios baianos.

De acordo com o CBHSF, a iniciativa representa um investimento estimado em aproximadamente R$ 6 milhões. O vice-presidente do CBHSF, Maciel Oliveira, ressaltou a importância da medida.

“A elaboração dos planos municipais de saneamento básico representa a primeira etapa do planejamento para os gestores. Entretanto, o Comitê não quer ficar restrito a isso. É nosso desejo, evidentemente, ver o plano totalmente implementado para beneficiar a população e para preservar o rio”, resumiu Maciel Oliveira.

O vice-presidente acrescentou que os prefeitos devem buscar o devido financiamento para concretizar o saneamento básico nos municípios.

O coordenador da Câmara Consultiva Regional (CCR) Baixo São Francisco, Honey Gama Oliveira, considerou que a aplicação do saneamento básico representa o desenvolvimento para a cidade e dignidade para a população.