Sesau agiliza atendimentos a 150 alagoanos com pé torto
Um levantamento feito pelos municípios, após solicitação da Secretaria de Estado de Saúde (Sesau), revela que em Alagoas existem 150 pessoas na lista de espera por cirurgia que corrija os conhecidos “Pés Tortos”, malformação congênita em que este membro se encontra contorcido. Com isso, o número de atendimentos pelos Sistema Único de Saúde (SUS), destinados a esse público e realizados às sextas-feiras, no Hospital do Açúcar, em Maceió, foi ampliado de 10 para 15 por semana, com preferência para as crianças.
A intervenção cirúrgica é considerada emergencial para maioria dos bebês com seis a oito meses de nascido, com manipulações adequadas e aplicação de gesso. Essa rapidez no tratamento é necessária porque, nessa fase, é importante aproveitar a elasticidade favorável dos tecidos, que formam os ligamentos, cápsulas articulares e tendões.
“Os municípios apresentaram 26 bebês com até dois anos de idade a espera da cirurgia, 35 crianças de 3 a 10 anos de vida, 15 jovens de 11 a 20 anos e os demais, já na fase adulta, representam os 74 que completam o valor total. Entretanto, a correção na fase adulta é mais complexa, uma vez que a calcificação após os 18 anos já está completa”, expôs a gerente de ações estratégicas da Sesau, Vera Mitomari.
Para as mães que observarem o problema em seus filhos recém-nascidos, a gerente indica a procura pelo atendimento em uma Unidade Básica de Saúde ou o contato direto através do telefone (82) 3315-1140. O tratamento é baseado no estudo da anatomia funcional do pé e da resposta biológica de músculos, ligamentos e ossos às alterações de posicionamento obtidas pelas manipulações seriadas e aplicação de gesso.
“O serviço já existe, mas a partir dos números apresentados pelos municípios, decidimos reforçar o quantitativo de atendimentos, dando maior agilidade e melhor direcionamento da demanda. Também já iniciamos o diálogo com outros hospitais, com o objetivo de que esse número seja rapidamente reduzido”, informou o superintendente de Atenção à Saúde da Sesau, José Medeiros.
Veja também
Últimas notícias
Laboratório OxeTech Penedo abre inscrições para cursos gratuitos de tecnologia
Justiça condena policiais envolvidos em homicídio e ocultação de cadáver de Davi da Silva
Programa Planta Alagoas beneficia 600 agricultores familiares de Penedo
Câmara Municipal empossa mais sete servidores aprovados no concurso público de 2024
Leonardo Dias denuncia possível greve na Saúde: “infelizmente, não me surpreende”
Jovem suspeito de tentativa de homicídio morre em confronto com a polícia em Colônia Leopoldina
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que curso não é reconhecido
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
