Agreste

[Vídeo] Demolição de reservatório prejudica abastecimento de água em Arapiraca

Baixa vazão do Rio SF e danos causados por gasoduto agravam problema

Por Fernando Vinícius/7 Segundos 03/11/2017 11h11
[Vídeo] Demolição de reservatório prejudica abastecimento de água em Arapiraca
Falta de água em Arapiraca obriga moradores a pegar água de cacimba - Foto: Jânio Barbosa - 7 Segundos Arapiraca

Moradores de Arapiraca e outros municípios da região Agreste de Alagoas sentem, no dia a dia, as consequências da redução da vazão no Rio São Francisco. Com o nível cada vez mais baixo, a captação de água tem sido interrompida, com maior frequência, por conta da quebra de equipamentos nas estações de São Brás e de Traipu, conforme informa a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal).

Como se isso não bastasse, as obras de instalação de gasoduto da Algás na área urbana de Arapiraca já danificaram a rede de fornecimento de água por seis vezes, segundo declarações concedidas à imprensa pelo supervisor de operações da Casal no Agreste, Marcos Costa.

Agora, outra informação divulgada por Marcos Costa revela a razão da piora do abastecimento para o bairro Bom Sucesso, localizado em Arapiraca. O reservatório que atendia àquela comunidade foi demolido durante a construção do Colégio Tiradentes, inaugurada em fevereiro deste ano.

Sem água nas torneiras, moradores do Bom Sucesso e do Arnon de Mello recorrem às cacimbas para atender necessidades básicas, como abastecer o banheiro ou lavar roupas. A reportagem do 7 Segundos esteve no bairro nesta sexta-feira (03) e conversou com algumas pessoas.

Dona Luzinete Firmino mora há 20 anos no Arnon de Mello e precisa economizar a água que pega na cacimba da casa de Eraldo Moreira, mais conhecido como Teixeira do Som. “A gente toma banho usando um caneco de água e faz assim também pra lavar roupa, lavar pratos”, disse a moradora ao repórter Jánio Barbosa.

“A gente agora toma banho de cuia, nós estamos há muito tempo sem água aqui e a gente reclama, mas não tem jeito não, a situação está feia”, afirmou Teixeira do Som sobre o problema que também atinge outros bairros arapiraquenses, entre eles o Alto do Cruzeiro, onde o 7 Segundos encontrou a dona de casa Carmelita Isabel ‘puxando’ água de uma fonte comunitária.

“Essa cacimba aqui é a mãe dos moradores do Alto Cruzeiro, se não fosse ela eu não sei o que seria da gente porque está faltando água”, declarou a moradora sobre o líquido que não serve para preparar alimento e muito menos para matar a sede.

Para tentar normalizar o abastecimento, a Casal planeja executar obras que melhorem a captação e o bombeamento das adutoras que atendem municípios do Agreste. Sobre o abastecimento do Bom Sucesso, Marcos Costa declarou ao repórter Ewerton Luís que a solução é interligar com a rede da Massaranduba e que serão instalados mais 450 metros para atender os moradores do Arnon de Mello.