[Vídeo] Demolição de reservatório prejudica abastecimento de água em Arapiraca
Baixa vazão do Rio SF e danos causados por gasoduto agravam problema
Moradores de Arapiraca e outros municípios da região Agreste de Alagoas sentem, no dia a dia, as consequências da redução da vazão no Rio São Francisco. Com o nível cada vez mais baixo, a captação de água tem sido interrompida, com maior frequência, por conta da quebra de equipamentos nas estações de São Brás e de Traipu, conforme informa a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal).
Como se isso não bastasse, as obras de instalação de gasoduto da Algás na área urbana de Arapiraca já danificaram a rede de fornecimento de água por seis vezes, segundo declarações concedidas à imprensa pelo supervisor de operações da Casal no Agreste, Marcos Costa.
Agora, outra informação divulgada por Marcos Costa revela a razão da piora do abastecimento para o bairro Bom Sucesso, localizado em Arapiraca. O reservatório que atendia àquela comunidade foi demolido durante a construção do Colégio Tiradentes, inaugurada em fevereiro deste ano.
Sem água nas torneiras, moradores do Bom Sucesso e do Arnon de Mello recorrem às cacimbas para atender necessidades básicas, como abastecer o banheiro ou lavar roupas. A reportagem do 7 Segundos esteve no bairro nesta sexta-feira (03) e conversou com algumas pessoas.
Dona Luzinete Firmino mora há 20 anos no Arnon de Mello e precisa economizar a água que pega na cacimba da casa de Eraldo Moreira, mais conhecido como Teixeira do Som. “A gente toma banho usando um caneco de água e faz assim também pra lavar roupa, lavar pratos”, disse a moradora ao repórter Jánio Barbosa.
“A gente agora toma banho de cuia, nós estamos há muito tempo sem água aqui e a gente reclama, mas não tem jeito não, a situação está feia”, afirmou Teixeira do Som sobre o problema que também atinge outros bairros arapiraquenses, entre eles o Alto do Cruzeiro, onde o 7 Segundos encontrou a dona de casa Carmelita Isabel ‘puxando’ água de uma fonte comunitária.

“Essa cacimba aqui é a mãe dos moradores do Alto Cruzeiro, se não fosse ela eu não sei o que seria da gente porque está faltando água”, declarou a moradora sobre o líquido que não serve para preparar alimento e muito menos para matar a sede.
Para tentar normalizar o abastecimento, a Casal planeja executar obras que melhorem a captação e o bombeamento das adutoras que atendem municípios do Agreste. Sobre o abastecimento do Bom Sucesso, Marcos Costa declarou ao repórter Ewerton Luís que a solução é interligar com a rede da Massaranduba e que serão instalados mais 450 metros para atender os moradores do Arnon de Mello.
Veja também
Últimas notícias
Operação em Quebrangulo desarticula ponto de tráfico e prende foragidos por homicídio
Moradoras de Delmiro Gouveia estão entre mortos em acidente com ônibus em MG
Mototaxistas e motofretistas economizam R$ 530 em taxas do Detran/AL em 2026
CBMAL registra mais de 3,3 mil atendimentos em acidentes de trânsito em 2025
Perícia descarta homicídio no caso da mulher encontrada morta na Chã de Bebedouro
Após sofá ser recolhido por engano, moradora do Jacintinho ganha móvel novo
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
