[Vídeo] Demolição de reservatório prejudica abastecimento de água em Arapiraca
Baixa vazão do Rio SF e danos causados por gasoduto agravam problema
![[Vídeo] Demolição de reservatório prejudica abastecimento de água em Arapiraca](https://img.7segundos.com.br/ryencvuVBxLeXcrq7qQD9uPSfLk=/1110x650/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/82890-gua_cacimba_arapiraca1_jpg.jpeg)
Moradores de Arapiraca e outros municípios da região Agreste de Alagoas sentem, no dia a dia, as consequências da redução da vazão no Rio São Francisco. Com o nível cada vez mais baixo, a captação de água tem sido interrompida, com maior frequência, por conta da quebra de equipamentos nas estações de São Brás e de Traipu, conforme informa a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal).
Como se isso não bastasse, as obras de instalação de gasoduto da Algás na área urbana de Arapiraca já danificaram a rede de fornecimento de água por seis vezes, segundo declarações concedidas à imprensa pelo supervisor de operações da Casal no Agreste, Marcos Costa.
Agora, outra informação divulgada por Marcos Costa revela a razão da piora do abastecimento para o bairro Bom Sucesso, localizado em Arapiraca. O reservatório que atendia àquela comunidade foi demolido durante a construção do Colégio Tiradentes, inaugurada em fevereiro deste ano.
Sem água nas torneiras, moradores do Bom Sucesso e do Arnon de Mello recorrem às cacimbas para atender necessidades básicas, como abastecer o banheiro ou lavar roupas. A reportagem do 7 Segundos esteve no bairro nesta sexta-feira (03) e conversou com algumas pessoas.
Dona Luzinete Firmino mora há 20 anos no Arnon de Mello e precisa economizar a água que pega na cacimba da casa de Eraldo Moreira, mais conhecido como Teixeira do Som. “A gente toma banho usando um caneco de água e faz assim também pra lavar roupa, lavar pratos”, disse a moradora ao repórter Jánio Barbosa.
“A gente agora toma banho de cuia, nós estamos há muito tempo sem água aqui e a gente reclama, mas não tem jeito não, a situação está feia”, afirmou Teixeira do Som sobre o problema que também atinge outros bairros arapiraquenses, entre eles o Alto do Cruzeiro, onde o 7 Segundos encontrou a dona de casa Carmelita Isabel ‘puxando’ água de uma fonte comunitária.
“Essa cacimba aqui é a mãe dos moradores do Alto Cruzeiro, se não fosse ela eu não sei o que seria da gente porque está faltando água”, declarou a moradora sobre o líquido que não serve para preparar alimento e muito menos para matar a sede.
Para tentar normalizar o abastecimento, a Casal planeja executar obras que melhorem a captação e o bombeamento das adutoras que atendem municípios do Agreste. Sobre o abastecimento do Bom Sucesso, Marcos Costa declarou ao repórter Ewerton Luís que a solução é interligar com a rede da Massaranduba e que serão instalados mais 450 metros para atender os moradores do Arnon de Mello.
Veja também
Últimas notícias

Criado há três meses, 'Luau do Sipá' conquista multidão ao som de boa música na orla de Maceió

Prefeita Ceci marca presença no Workshop Masterop Travel 2025 para fortalecer o turismo em Atalaia

Deputada Cibele Moura volta a assumir presidência da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da ALE

Audiência mantém impasse sobre Faixa Verde na orla da Ponta Verde, em Maceió

Defeito no ar-condicionado causou mal-estar em crianças dentro de ônibus escolar

Motociclista derrapa em óleo na pista e colide contra carro no Centro de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
