População volta a protestar contra falta de água e interdita trecho da AL-115
O grupo afirma que só libera a via quando a Casal solucionar o problema.
Um grupo de moradores voltou a interditar um trecho da rodovia AL-115, em Olho d`Água Grande, no Agreste de Alagoas, na manhã desta quinta-feira (26). Eles protestam contra a falta de água no município. De acordo com os manifestantes, o problema já completou 30 dias ou mais.
Este mesmo trecho foi interditado por cerca de 200 pessoas no inicío desta semana, mais precisamente na segunda-feira, dia 23. A Casal, através da assessoria de imprensa, informou, algumas horas depois, que o abastecimento de Olho d’Água Grande já havia sido retomado e que a água iria chegar gradativamente na casa das pessoas ainda na segunda-feira, 23.
Mas, ao que parece, isso não aconteceu e a comunidade organizou uma nova mobilização nesta quinta (26). Enquanto que a Companhia de Saneamento de Alagoas informou que está realizando manutenção na rede.
Um veículo que presta serviço à empresa foi retido pelo grupo na rodovia e só será liberado quando representantes da Companhia forem ao local. Mas os manifestantes garantiram a integridade física dos funcionários ocupantes do carro.
O vereador Ednelson Carvalho informou que o problema é recorrente: “é muito difícil, uma calamidade total. A gente não tem água para lavar vasilha, tomar banho, até para cozinhar tem que recorrer a uma fonte local”, lamentou.
Denúncia
Uma outra questão que vem sendo motivo de debate na rádio local é que alguns moradores desconfiam que a Casal deve estar fechando os registos para ter mais água para circular em cidades maiores, o que tem prejudicado mais de 7 mil usuários de Olho d'Água.
O que disse a Casal, por meio de nota oficial, ao 7 Segundos:
Em Olho D’água Grande, a deficiência no fornecimento de água decorre de algumas situações registradas nos últimos 30 dias. A principal delas é a redução de vazão do rio São Francisco, que compromete a captação de água bruta, no rio São Francisco, em São Brás. Mas vale destacar também que, nos dias 20 e 21 de outubro, a empresa parceira da Casal, Agreste Saneamento, precisou parar a captação para fazer uma dragagem, justamente em virtude da redução de vazão do rio. Também no fim de semana passado, ocorreu uma falta de energia programada em alguns municípios da região Agreste, o que agravou a situação.
Na segunda-feira (23), o abastecimento foi retomado, porém, ainda com dificuldade. Nesse momento, técnicos da Casal estão se deslocando até Olho D’água Grande, onde vão avaliar a situação e conversar com os moradores para dar uma previsão de quando o abastecimento será retomado em plenitude.
Atualizada às 08h56
Veja também
Últimas notícias
Fã detalha encontro com Elize Matsunaga em São Paulo: “Eu gelei”
Vereadora causa polêmica ao criticar doação de quentinhas no Natal
Igreja cobra R$ 380 em show natalino milionário e é criticada
Homem com mandado de prisão é detido pelo Pelopes durante patrulhamento em Colônia Leopoldina
Polícia atende denúncia de maus-tratos, mas ocorrência é descartada em Messias
Fundepes e Ufal auxiliam na execução da 14ª Conferência Nacional de Assistência Social, em Brasília
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
