Agricultura

Festival aponta para fortalecimento da caprinocultura em Alagoas

Exposição conta com torneio leiteiro, cursos e palestras

Por 7 Segundos Arapiraca com Agência Alagoas 03/11/2017 15h03
Festival aponta para fortalecimento da caprinocultura em Alagoas
Limoeiro de Anadia sediará 1º Festival de Cabras Leiteiras - Foto: Arquivo Seagri Alagoas

Promover o fortalecimento da cadeia produtiva da caprinocultura na região do Agreste é o objetivo da 3ª Expocabra, evento que ocorrerá entre os dias 8 e 11 de novembro, em Igaci, município localizado na região Agreste de Alagoas.

O festival é uma promoção da Associação de Agricultores Alternativos de Igaci (AAGRA), com o apoio do Governo de Alagoas, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri).

Durante os quatro dias de programação, os visitantes e produtores terão a oportunidade de acompanhar torneio leiteiro, pequeno curso ministrado pelo médico veterinário, Leonardo Alves, palestras com técnicos do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Cooperativa de Crédito Rural do Agreste (Cooperagre).

Para o secretário da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Antônio Santiago, o evento é de grande importância para a cadeia produtiva e serve ainda para incentivar a produção de leite em Alagoas.

No evento haverá ainda oficinas para criadores, palestras sobre convivência com o semiárido, uso da água, meio ambiente e compras governamentais e mercados privados.

O leite de cabra foi incluído no Programa de Aquisições de Alimentos (PAA Leite) a partir da parceria entre a Secretaria da Agricultura e o Ministério de Desenvolvimento Social (MDS), atendendo mais de 100 famílias do Sertão e Agreste. Dentro do programa em Alagoas, são distribuídos 500 litros de leite de cabra mensalmente para as famílias inscritas no programa social.

Rosivânia Vieira, uma das coordenadoras do Expocabra, explica que o evento se propõe aos produtores uma visão ampliada quanto à possibilidade e lucratividade da produção de leite de cabra, sobretudo mais divulgação da caprinocultura nas escolas e acesso aos parceiros.