Número de exames em vítimas de estupro deste ano já ultrapassou o de 2016
Perícia Oficial e Sesau se unem para garantir atendimento a vítimas de violência sexual

Os números são altos, em 2016, a Perícia Oficial do Estado de Alagoas registrou 520 exames de conjunção carnal em vítimas de estupro do sexo feminino. Este ano, o número de casos dessa natureza já ultrapassou todo o ano passado, com 592 registros desse tipo de exame nos IML's de Maceió e Arapiraca.
Referência nesse tipo de atendimento, o Núcleo de Atenção às Vítimas de Violência Sexual da Maternidade Santa Mônica, atende três pessoas diariamente. Diante destes dados alarmantes, representantes da Perícia Oficial do Estado de Alagoas (Poal) e da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) se reuniram para desenvolver ações para fortalecer a rede de atendimento a essas vítimas.
Alessandra Viana Rolin, da Secretaria da Saúde explicou que já existe um projeto para a implantação de um Centro de Atenção a Vítimas de Violência Sexual em parceria com as Secretarias de Segurança Pública e da Mulher. Essa iniciativa tem a intenção de minimizar a vitimização da pessoa que sofre esse tipo de violência, independente de sexo e idade.
“O projeto pretende estruturar uma rede que atenda de uma forma integral e universal, todas as vítimas, sem distinção de gênero e faixa etária, ou seja, atender vítimas do sexo masculino e feminino, crianças, adolescentes e adultos,” disse Alessandra Viana.
Para Manoel Melo, Perito-Geral da Perícia Oficial do Estado, esse olhar humanizado para as vítimas de violência sexual faz parte do dever de eficiência do Estado. Ele destacou que o cumprimento dessa garantiu está estampado no caput do artigo 37 da Constituição Federal.
“Os peritos médicos legistas e os técnicos forenses já tem naturalmente essa sensibilidade humanizada nas atividades desenvolvidas pelos IML’s. Essa parceria será muito importante para a Perícia Oficial instrumentalizar e otimizar cada vez mais esse atendimento”, afirmou o Perito-Geral.
Nessa primeiro reunião ficou definido que a discussão sobre o tema será ampliada com a participação de outros profissionais. A Perícia também confirmou, a existência de uma sala exclusiva para atendimento de mulheres no novo IML de Maceió
Veja também
Últimas notícias

Tartaruga em estado de decomposição é encontrada na praia da Pajuçara
Motorista passa mal e provoca acidente com mais dois carros no Benedito Bentes

Obra do “maior Cristo do Mundo” está parada em Pilar; prefeitura não sabe quanto o atraso custará
Marcelo Beltrão aciona CNM e governo volta atrás nas mudanças para liberar emendas parlamentares

Primo de Lira, demitido do Incra por atritos com o MST, ganha secretaria na Prefeitura da Barra de São Miguel

Médico condenado por estuprar pacientes em Alagoas tem registro profissional cassado
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
