Número de exames em vítimas de estupro deste ano já ultrapassou o de 2016
Perícia Oficial e Sesau se unem para garantir atendimento a vítimas de violência sexual
Os números são altos, em 2016, a Perícia Oficial do Estado de Alagoas registrou 520 exames de conjunção carnal em vítimas de estupro do sexo feminino. Este ano, o número de casos dessa natureza já ultrapassou todo o ano passado, com 592 registros desse tipo de exame nos IML's de Maceió e Arapiraca.
Referência nesse tipo de atendimento, o Núcleo de Atenção às Vítimas de Violência Sexual da Maternidade Santa Mônica, atende três pessoas diariamente. Diante destes dados alarmantes, representantes da Perícia Oficial do Estado de Alagoas (Poal) e da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) se reuniram para desenvolver ações para fortalecer a rede de atendimento a essas vítimas.
Alessandra Viana Rolin, da Secretaria da Saúde explicou que já existe um projeto para a implantação de um Centro de Atenção a Vítimas de Violência Sexual em parceria com as Secretarias de Segurança Pública e da Mulher. Essa iniciativa tem a intenção de minimizar a vitimização da pessoa que sofre esse tipo de violência, independente de sexo e idade.
“O projeto pretende estruturar uma rede que atenda de uma forma integral e universal, todas as vítimas, sem distinção de gênero e faixa etária, ou seja, atender vítimas do sexo masculino e feminino, crianças, adolescentes e adultos,” disse Alessandra Viana.
Para Manoel Melo, Perito-Geral da Perícia Oficial do Estado, esse olhar humanizado para as vítimas de violência sexual faz parte do dever de eficiência do Estado. Ele destacou que o cumprimento dessa garantiu está estampado no caput do artigo 37 da Constituição Federal.
“Os peritos médicos legistas e os técnicos forenses já tem naturalmente essa sensibilidade humanizada nas atividades desenvolvidas pelos IML’s. Essa parceria será muito importante para a Perícia Oficial instrumentalizar e otimizar cada vez mais esse atendimento”, afirmou o Perito-Geral.
Nessa primeiro reunião ficou definido que a discussão sobre o tema será ampliada com a participação de outros profissionais. A Perícia também confirmou, a existência de uma sala exclusiva para atendimento de mulheres no novo IML de Maceió
Veja também
Últimas notícias
Laboratório OxeTech Penedo abre inscrições para cursos gratuitos de tecnologia
Justiça condena policiais envolvidos em homicídio e ocultação de cadáver de Davi da Silva
Programa Planta Alagoas beneficia 600 agricultores familiares de Penedo
Câmara Municipal empossa mais sete servidores aprovados no concurso público de 2024
Leonardo Dias denuncia possível greve na Saúde: “infelizmente, não me surpreende”
Jovem suspeito de tentativa de homicídio morre em confronto com a polícia em Colônia Leopoldina
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que curso não é reconhecido
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
