Polo Agroalimentar de Arapiraca recebe comitiva do Amapá
Visita abre possibilidade para formação de parceria
As instalações do Polo Tecnológico Agroalimentar de Arapiraca da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) foram visitadas por técnicos, produtores, empresários e pesquisadores do Estado do Amapá que vieram a Alagoas para conhecer práticas e pesquisas voltadas à mandiocultura local.
Conduzidos pelo pró-reitor de Pesquisa e de Pós-Graduação da Uneal, Cristiano Cezar Gomes, o grupo conheceu nessa quarta-feira (29) os laboratórios de aqüicultura, físico-química, microbiologia, recursos florestais, meteorologia e bioetanol, instalados no Polo e os trabalhos desenvolvidos com foco no aproveitamento da mandioca.
Segundo Cristiano Gomes, os visitantes ficaram surpresos com a quantidade de equipamentos instalados e surgiu ainda a proposta de uma parceria com o Sebrae TEC. “Estas visitas são importantes porque demonstram o potencial do Polo Agroalimentar, que hoje possui vários projetos em desenvolvimento”, frisou o pró-reitor.
Na oportunidade, os visitantes tiveram a oportunidade de conferir o experimento do projeto coordenado pela professora Katia Santos Bezerra, o qual tem como foco a nutrição de peixes utilizando produtos provenientes da agricultura local, dentre eles, a mandioca.
“Dentro de pouco tempo o grupo de pesquisa irá estender os resultados dos projetos aos pequenos agricultores e piscicultores da região, e desta maneira, contribuir com o desenvolvimento local das atividades agrícolas”, explicou a docente.
A comitiva foi ainda recepcionada pelos bolsistas dos laboratórios que explicaram o funcionamento e resumiram para o público alguns dos projetos que estão em execução.