Arapiraca: Escola Virgem dos Pobres é destaque em metodologia de ensino
Alunos aprendem brincando.
A escola pode ser um ambiente de hostilidade, bullyng e traumas de infância que impedem o crescimento saudável de crianças e adolescentes em todo o mundo. Por essa razão, os pais têm se tornado cada vez mais criteriosos na escolha do segundo lar de seus pequeninos.
Em Arapiraca, a Escola Virgem dos Pobres é referência em metodologia de ensino infantil. O 7Segundos esteve na unidade de ensino e conversou com a coordenadora infantil Ágda Alexandre da Silva para saber quais são esses métodos e de que maneira as atividades aplicadas interferem no aprendizado das crianças.
“A Escola Virgem dos Pobres tem um diferencial muito grande que é a parte lúdica na educação infantil”, explica a coordenadora que esclareceu ainda que crianças de dois a cinco anos são inseridas em rodas de leituras e que os educadores trabalham a parte ilustrativa para que as crianças se sintam acolhidas e interajam entre si e com o resto das pessoas.
Apesar de estarmos vivendo o alge da era digital, a escola prefere dar ênfase e incentivar o resgate de brincadeiras e jogos que os educadores consideram importantes para o desenvolvimento cognitivo, social, psicológico e motor das crianças, sem abandonar as tecnologias, quando essas forem pertinentes. “Não excluímos, mas o foco é o toque, o contato humano e a afetividade”, relata Ágda.
Até na chegada dos alunos à escola os professores desenvolveram uma roda de acolhimento com músicas cantadas para que os alunos-mirins se sintam acolhidos. Em seguida, a rotina pedagógica segue na sala de aula ou nas rodas de leitura. “Defendemos aprendizagem através do amor e da afetividade”, conclui a coordenadora.
Para saber mais sobre a rotina dos pequenos na Escola Virgem dos Pobres, visite a unidade, situada na Rua Messias Bernardino, no bairro Baixa Grande.