ICMS da Educação é enviado para Assembleia Legislativa
O governador em exercício, Luciano Barbosa, encaminhou nesta segunda-feira (11), à Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas (ALE/AL), o projeto de lei que altera a distribuição do ICMS repassado aos municípios alagoanos a partir dos índices da educação registrados em cada cidade.
O projeto, que deverá promover as alterações na partilha do tributo a partir de 2019, prevê que 10% do total de ICMS distribuído aos municípios seguirão o critério da melhoria na educação, medida pelo Índice Municipal de Qualidade Educacional de Alagoas (IQEAL), cuja criação também está prevista no projeto enviado nesta segunda ao Poder Legislativo.
“Hoje eu tenho a imensa satisfação, como governador em exercício, de assinar e enviar à Assembleia Legislativa a tão sonhada modificação da composição do ICMS na distribuição das cotas dos municípios. A partir do momento da aprovação dessa lei, será incluída nesse cálculo a qualidade da educação que cada município está produzindo na sua rede pública. Estamos colocando na divisão do ICMS um item que vai possibilitar que os municípios disputem os recursos de acordo com a qualidade da sua educação”, disse o governador em exercício.
Do total do ICMS repassado para cada município, 75% se referem ao número de habitantes e 25% são discricionários, pelo valor agregado à economia do Estado. “Geralmente, quem tem maior população, tem maior valor agregado. Então, é duplamente prejudicado aquele município pequeno e que não tem uma economia fortalecida. E os indicadores sociais ficam de fora: distribuição de renda, saúde, educação, saneamento básico. A gente está começando pela educação. Mais adiante, podemos incluir outros indicadores”, disse Barbosa.
A partir das mudanças previstas pelo ICMS Educação, dentro dos 25% do valor discricionário, 2% serão calculados mediante aplicação do índice resultante da relação percentual entre a população do município e a população geral do Estado; 5% mediante aplicação do índice resultante da relação percentual entre a área de cada município e a área total do Estado; 8% distribuídos igualitariamente entre os municípios alagoanos; 10% mediante aplicação da relação percentual entre o IQEAL e o somatório dos índices de educação do Estado”, explicou o governador em exercício.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
