Papa pede perdão por abusos cometidos por padres contra menores no Chile
Igrejas foram alvo de atentados que antecederam chegada do líder católico
O papa Francisco pediu "perdão" pelos crimes de pedofilia cometidos por membros da Igreja Católica no país.
"Aqui não posso fazer menos do que exprimir a dor e a vergonha que sinto perante um dano irreparável causado a crianças por parte dos ministros da Igreja. Desejo unir-me aos meus irmãos no Episcopado porque é justo pedir perdão e apoiar com todas as forças as vítimas, enquanto devemos nos empenhar para que isso não se repita", disse o líder da Igreja Católica.
Antes da visita do papa ao país, uma série de protestos atingiu diversas igrejas chilenas, ataques justificados no suposto acobertamento da Igreja a bispos chilenos acusados de pedofilia. Além disso, os atentados também foram motivados por uso de dinheiro público na visita do Pontífice.
O pedido de perdão pelo sucessor de Bento XVI aconteceu durante encontro com membros da política e da diplomacia chilena, quando o papa destacou que é "indispensável escutar" os mais desfavorecidos, como os desempregados, as minorias, os imigrantes e os jovens para construir uma sociedade mais justa.
Depois da reunião ocorrida nesta terça-feira (16), Francisco se reúne com a presidente chilena, Michelle Bachelet, a portas fechadas.
A programação oficial da visita prevê ainda uma missa no Parque O'Higgins, onde são esperadas cerca de 600 mil pessoas, e à tarde visitará um presídio feminino.
À noite, a agenda será mais "religiosa", com reuniões com padres, seminaristas, freiras e bispos. Francisco ficará no Chile até o dia 18, passando ainda pelas cidades de Temuco e Iquique.
Depois, parte para uma visita ao Peru, onde fica até dia 22, com compromissos em Lima, Puerto Maldonado e Trujillo.
Veja também
Últimas notícias
Palmeira dos Índios é única cidade de Alagoas a receber Prêmio de Inclusão Socioeconômica em Brasília
Penedo sedia encontro nacional dos Conselhos Municipais de Educação
Famílias de São Sebastião são beneficiadas com títulos de propriedade de imóveis
PL de Renan Calheiros avança no Senado com linha de crédito especial para produtores rurais endividados
Polícia desmancha depósito e apreende mais de 18kg de drogas no bairro São Luiz em Arapiraca
João Vicente explica escolha de Tino Marcos para novo projeto do Porta
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Mototaxista é assassinado a tiros em São Luís do Quitunde
