Papa pede perdão por abusos cometidos por padres contra menores no Chile
Igrejas foram alvo de atentados que antecederam chegada do líder católico
O papa Francisco pediu "perdão" pelos crimes de pedofilia cometidos por membros da Igreja Católica no país.
"Aqui não posso fazer menos do que exprimir a dor e a vergonha que sinto perante um dano irreparável causado a crianças por parte dos ministros da Igreja. Desejo unir-me aos meus irmãos no Episcopado porque é justo pedir perdão e apoiar com todas as forças as vítimas, enquanto devemos nos empenhar para que isso não se repita", disse o líder da Igreja Católica.
Antes da visita do papa ao país, uma série de protestos atingiu diversas igrejas chilenas, ataques justificados no suposto acobertamento da Igreja a bispos chilenos acusados de pedofilia. Além disso, os atentados também foram motivados por uso de dinheiro público na visita do Pontífice.
O pedido de perdão pelo sucessor de Bento XVI aconteceu durante encontro com membros da política e da diplomacia chilena, quando o papa destacou que é "indispensável escutar" os mais desfavorecidos, como os desempregados, as minorias, os imigrantes e os jovens para construir uma sociedade mais justa.
Depois da reunião ocorrida nesta terça-feira (16), Francisco se reúne com a presidente chilena, Michelle Bachelet, a portas fechadas.
A programação oficial da visita prevê ainda uma missa no Parque O'Higgins, onde são esperadas cerca de 600 mil pessoas, e à tarde visitará um presídio feminino.
À noite, a agenda será mais "religiosa", com reuniões com padres, seminaristas, freiras e bispos. Francisco ficará no Chile até o dia 18, passando ainda pelas cidades de Temuco e Iquique.
Depois, parte para uma visita ao Peru, onde fica até dia 22, com compromissos em Lima, Puerto Maldonado e Trujillo.
Veja também
Últimas notícias
MPAL recebe delegadas de Proteção à Criança e ao Adolescente e apoia reestruturação de delegacia
Atalaia se prepara para uma noite de encanto, luz e emoção no dia 30 de novembro
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
