Licenciamento de usina solar em Delmiro Gouveia é discutido pelo IMA e Sedetur
Em Alagoas, cinco projetos estão inscritos para serem aprovados.
Nessa quarta-feira (17), técnicos da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) e do Instituto do Meio Ambiente (IMA/AL) recebeu a empresa Sowitec, uma das mais importantes desenvolvedoras de projetos no setor internacional de energias limpas.
Para impulsionar o desenvolvimento econômico sustentável em Alagoas, o Governo do Estado tem atuado em ações estratégicas para atração de investimentos em fontes de energias renováveis.
Na pauta, foi discutido o licenciamento ambiental concedido pelo IMA para instalação de uma usina solar no município de Delmiro Gouveia, região do Sertão de Alagoas. O projeto, desenvolvido pela Sowitec, foi aprovado na primeira etapa do leilão de energia promovido pelo Governo Federal, através do Ministério de Minas e Energia (MME).
Com foco no estímulo à indústria solar fotovoltaica, os leilões contemplam diversos estados da federação. Em Alagoas, cinco projetos estão inscritos para serem aprovados.
“Alagoas é um Estado privilegiado pela alta incidência de raios solares. Com isso, o desenvolvimento de projetos para geração de energia solar oferecem diversas vantagens, relacionadas à redução de custos e da emissão de gases poluentes. O Governo do Estado tem se preocupado com essas questões e oferecido todo o apoio necessário à rede empresarial para a execução desses projetos”, explicou o superintendente de Energia e Mineração da Sedetur, Ricardo Dória.
Usina Solar
Também conhecida como parque solar, a usina consiste em um sistema fotovoltaico de grande porte, projetado para a produção e venda de energia elétrica. As usinas de energia solar se diferenciam dos sistemas fotovoltaicos instalados em casas e indústrias por fornecerem energia em alta tensão, voltada para fins de distribuição.
O projeto, que prevê a instalação do equipamento em Delmiro Gouveia, aguarda a segunda fase de aprovação do leilão, que deverá ocorrer em abril deste ano.
Veja também
Últimas notícias
Jovem de 20 anos é assassinado a tiros na zona rural de São Sebastião
Drogas enterradas são localizadas em imóvel abandonado em Arapiraca
Homem tenta se desfazer de sacola, mas acaba preso por tráfico de drogas em Arapiraca
Homem é baleado na cabeça e na mão durante ataque a tiros em Arapiraca
Turista do Rio de Janeiro é preso suspetio de estupro no Litoral Sul de Alagoas
[Vídeo] Viaturas da Guarda Municipal colidem durante deslocamento na AL-145, em Delmiro Gouveia
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
