Alagoas é 1° do Nordeste na Olimpíada Brasileira de Física
Estado também foi destaque nacional, ficando atrás apenas de São Paulo
Alagoas conquistou o 1° lugar do Nordeste na Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP), e o 2° lugar em âmbito nacional, atrás apenas de São Paulo, que teve cinco medalhas de ouro. O Estado conquistou quatro medalhas de ouro e 26 no total, quase o dobro da edição de 2016.
O desempenho da rede estadual está evoluindo a cada ano. Além de ter sido o segundo Estado com o maior número de escolas inscritas na primeira fase, o número de medalhas de ouro quadruplicou. Em 2016 foram conquistadas 14 medalhas, apenas uma de ouro.
Segundo a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), as medalhas são resultado das formações realizadas com os professores de Física em todo Estado, e investimentos em equipamentos na área de Exatas nos últimos dois anos. A Seduc, por meio do Centro de Ciências e Tecnologia da Educação (Cecite), ofereceu aos professores discussões de questões teóricas, métodos de correção da prova e mostrou como os alunos seriam avaliados.
Das 26 medalhas conquistadas, quatro foram de ouro, 17 de prata e cinco de bronze divididas entre alunos da 1ª e 2ª séries do ensino médio e 9º ano do ensino fundamental. A OBFEP é destinada exclusivamente aos estudantes da rede pública brasileira e visa valorizar a escola pública, bem como promover o estímulo ao estudo das Ciências Exatas.