[Vídeo] Conselho Tutelar de Arapiraca funciona com estrutura precária
A instituição deixou de atender casos de abuso sexual por falta de combustível
![[Vídeo] Conselho Tutelar de Arapiraca funciona com estrutura precária](https://img.7segundos.com.br/GPjtlUZ86AUHcno2oS8gvihlv6E=/1110x650/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/89055-whatsapp_image_2018_02_15_at_10_36_16_jpeg.jpeg)
O Conselho Tutelar é um órgão colegiado, autônomo, pertencente à administração pública municipal. É regido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, e responsável pela segurança e bem-estar dos mesmos.
Em Arapiraca, existem duas sedes do Conselho Tutelar. A sede da Região II, situada na Rua Guanabara, alega estar funcionando em condições estruturais precárias. O presidente da entidade, Lázaro Lopes, falou com a reportagem do 7segundos sobre o caso:
“O Conselho Tutelar, há muito tempo, vem sendo sucateado na sua estrutura. Em todas as gestões que passaram por Arapiraca, não é diferente. A gente tem dificuldade com falta de telefone, a gente tem dificuldade nos transportes, com combustível, com motorista. O celular nós só temos porque um cidadão doou o aparelho. O município ‘finge’ que ajuda, e o Conselho não consegue desenvolver seu trabalho, que é cobrado pela sociedade”.
Além dos problemas citados cima, Lázaro afirma que existam outros, como ausência de impressora para fotocopiar documentos e ar-condicionado, que impede que os atendimentos ocorram em portas fechadas.
A questão do transporte é a que mais afeta o funcionamento da entidade. Na última semana, Lázaro afirma que dois casos de abuso sexual não foram atendidos por falta combustível para o atendimento. O fornecimento de combustível pela Prefeitura é de 10 litros diários.
“Agora, imagina, para a vítima que está sofrendo abuso, que está sofrendo, às vezes, até ameaça, e o Conselho Tutelar, que é o órgão de proteção da criança e do adolescente, não faz nada. A gente depende muito da estrutura que o município oferece, que é uma estrutura muito frágil”, relata o presidente.
Em resposta sobre o caso, a Prefeitura de Arapiraca afirma que a única demanda que chegou à Secretaria da Assistência Social e Políticas para a Mulher foi sobre a solicitação de combustível, realizada pelo Conselho Tutelar do Município, no final da tarde da última sexta-feira (9).
A Secretaria explica que existe um planejamento para o abastecimento regular, que acontece diariamente. A solicitação em questão foi realizada fora do horário de atendimento da administração municipal, às 17h. Entretanto, a Assistência está estudando um plano de ação para os casos emergenciais, junto à Secretaria do Planejamento, Orçamento e Gestão.
Veja também
Últimas notícias

Bolão feito em Arapiraca ganha mais de R$ 86 mil na Mega-Sena

Saúde reforça serviço de Disque Denúncia para informar sobre animais peçonhentos

‘Adolescência’ reforça importância do PL de Daniel Barbosa sobre violência de gênero nas escolas

Adolescente de 17 anos fica ferida após cair de caminhão em União dos Palmares

Aviação pública de Alagoas garante transporte seguro para criança com Tetralogia de Fallot

Homem é encontrado morto com marcas de tiros e mãos amarradas em Craíbas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
