Justiça

Justiça na Escola capacita educadores para a resolução de conflitos

Por TJ/AL e 7Segundos 05/04/2018 19h07
Justiça na Escola capacita educadores para a resolução de conflitos
Gestão de conflitos - Foto: Divulgação

Professores e técnicos da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e da Secretaria Municipal de Educação (Semed) participaram, na tarde desta quinta-feira (5), da primeira aula do curso ‘Mediação e prática restaurativa’, realizado na sede da Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal).

A qualificação, promovida pelo Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE), foi ministrada pela conciliadora e mediadora formada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Moacyra Rocha, que aprofundou conceitos abordados durante o I workshop sobre mediação de conflitos, realizado em fevereiro.

De acordo com Charlene de Barros, professora na Escola Estadual Professor Theonilo Gama, muitos educadores sentem falta de iniciativas como essa, que estimulam o aprimoramento do profissional e compartilham ideias e técnicas que auxiliam na hora de resolver um embate.

“É muito importante uma formação continuada para que possamos aprender a lidar com questões emergenciais nas escolas. Acredito que o curso vai nos ajudar a ter um olhar mais sensível e não apenas pensar em uma solução do problema, mas escutar com carinho as demandas dos alunos e pensar em uma solução boa para todos”, afirmou a professora.

Moacyra Rocha explica que, ao longo da qualificação, os participantes vão rever conceitos já explorados em outras oportunidades e receberão instruções sobre como multiplicar o conhecimento adquirido. Estão programados mais três encontros, nos dias 12, 17 e 24 de abril.  

“Como temos pessoas novas, que não participaram de outras atividades, eu vou falar sobre os conceitos e fundamentos da mediação, além de aprofundar questões relacionadas à prática restaurativa. Vou fornecer um material completo, com slides, dinâmicas e instruções, para que eles possam aplicar em situações reais nas escolas”, informou.

Segundo Ana Valéria Moura Pitta, servidora do PCJE, o objetivo dessa capacitação é garantir a continuidade de um trabalho importante para o desenvolvimento de professores e alunos. “Realizamos um trabalho em parceria e nosso objetivo é melhorar a qualidade daquilo que oferecemos aos estudantes, sempre pensando no futuro deles”, disse.