Campanha de Vacinação contra a Influenza começa na segunda (23)
Durante a 20ª Campanha de Vacinação contra a Influenza, que será iniciada na segunda-feira (23), deverão ser vacinados 787.908 alagoanos, segundo o Programa Nacional de Imunização (PNI). As doses da vacina estarão disponíveis, até o 1º de junho deste ano, nos postos fixos e volantes espalhados pelos 102 municípios de Alagoas, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).
Com o slogan “Entre para o time da saúde. Vacine-se contra a gripe e fique protegido”, a Campanha de Vacinação contra a Influenza tem como propósito reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias. Ela também prevê a queda de 39% a 75% da mortalidade global e, em aproximadamente 50%, as mortes relacionadas aos vírus H1N1, H3N2 e Influenza B.
Estudos apontam que a vacina disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) representa o mecanismo mais eficaz para evitar a doença. Realidade que se deve ao fato de a Influenza ser caracterizada como uma infecção viral aguda do sistema respiratório, que pode causar calafrios, mal-estar, dores de cabeça, musculares e de garganta, além de prostração e tosse seca.
Público-alvo – Para 2018, o Ministério da Saúde (MS) estipulou que deverão ser vacinados, além de indivíduos com 60 anos de idade ou mais e as crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias). Também deverão ser imunizadas as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), os trabalhadores da saúde e os professores das escolas públicas e privadas.
O público-alvo da Campanha de Vacinação contra a Influenza prevê, ainda, a vacinação dos povos indígenas e os portadores de doenças crônicas não transmissíveis. Ainda fazem parte do grupo a ser vacinado, os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade, que cumprem medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os servidores do sistema prisional.
“Além de lavar as mãos, usar álcool gel, manter hábitos saudáveis de higiene e evitar locais com aglomeração, é necessário tomar a vacina para se proteger da Influenza. As únicas contraindicações são para as pessoas com história de reação anafilática em doses anteriores ou àquelas que tenham alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados”, evidenciou a assessora técnica do PNI em Alagoas, Denise Castro, ao ressaltar que é importante apresentar o cartão de vacinação.
Dados – Dados do Núcleo de Doenças Imunopreveníveis da Sesau apontam que Alagoas registrou 52 casos de Influenza em 2016 e 10 no ano passado. Em 2018, até esta quinta-feira (19), 13 casos da doença foram confirmados no Estado, sendo 11 de H1N1 e dois de H3N2, cujo vírus circula em Alagoas desde 2013.
Veja também
Últimas notícias
Secretária visita espaços do Centro de Inovação do Jaraguá para viabilizar projeto de ampliação e requalificação
Caminhão betoneira tomba em trecho da Avenida Pierre Chalita, em Maceió
PM apreende 31 armas de fogo e mais de 15 Kg de drogas na última semana em Alagoas
Pelopes prende homem e recupera veículo roubado em São Luís do Quitunde
Vocalista da banda Limão com Mel sofre acidente durante turnê nos Estados Unidos
32º Festival Municipal de Bumba Meu Boi encanta Jaraguá com tradição e espetáculo
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
