Câmara do Rio marca sessão especial para votar 7 projetos de Marielle
Série de votações ocorre na próxima quarta-feira (2)
A Câmara Municipal do Rio organiza, na próxima quarta-feira (7), uma sessão extraordinária para colocar em pauta sete projeto escritos pela vereadora Marielle Franco (PSOL), assassinada no mês passado. A informação foi confirmada pelo presidente da Casa, Jorge Felippe (PSDB).
De acordo com informações do jornal O Globo, o mutirão é organizado pela equipe da vereadora em conjunto com os demais membros da Casa. O objetivo da iniciativa é manter vivo o seu legado" e fazer "Marielle Presente por meio de suas ideias".
No site oficial da vereadora, assessores pedem que os eleitores pressionem seus representantes na Câmara para aprovar os textos.
Leia abaixo o resumo dos projetos
Espaço Coruja (PL 17/2017)
Criação de um programa de acolhimento a crianças no período noturno, durante o trabalho ou o estudo de seus responsáveis. Dessa forma, mães com dupla jornada podem permanecer em seus empregos ou estabelecimentos de ensino.
Assédio não é passageiro (PL 417/2017)
Criação da Campanha Permanente de Conscientização e Enfrentamento ao Assédio e Violência Sexual no município, nos equipamentos, espaços públicos e transportes coletivos.
Dossiê Mulher Carioca (PL 555/2017)
Criação do dossiê para complementar a formulação de políticas públicas voltadas às mulheres por meio da compilação de dados da Saúde, da Assistência Social e dos Direitos Humanos do município.
Assistência Técnica Pública e Gratuita para habitações de interesse social (PL 642/2017)
Instituição de assistência para projeto, construção, reforma e regularização de habitação de interesse social para as famílias de baixa renda, sem custo para os moradores. O texto prevê ainda "outras providências pelo direito à moradia e à cidade".
Efetivação das Medidas Socioeducativas em Meio Aberto (PL 515/2017)
Previsão de que o governo municipal se responsabilize por suas obrigações legais, na garantia de cumprimento das medidas socioeducativas impostas pelo Judiciário para adolescentes em meio aberto. O projeto cita ainda "eventuais oportunidades de ingresso no mercado de trabalho".
Dia de Thereza de Benguela no Dia da Mulher Negra (PL 103/2017)
Inclusão no calendário oficial da cidade o Dia de Thereza de Benguela como celebração adicional ao Dia da Mulher Negra, em homenagem à líder quilombola, símbolo de força e resistência.
Dia de Luta contra a Homofobia, Lesbofobia, Bifobia e Transfobia (PL 72/2017)
Inclusão no calendário oficial da cidade a data para marcar o dia em que a homossexualidade deixou de ser considerada doença no Código Internacional de Doenças.
Veja também
Últimas notícias
AMA abre inscrições para o Congresso da 13ª Feira dos Municípios Alagoanos 2026
Prefeitura de Maceió divulga calendário de feriados e pontos facultativos para 2026
STF terá evento para lembrar 3 anos de atos golpistas de 8 de janeiro
Quem é o traficante Cagão, dono de arma usada por blogueira em vídeo
Calouro do 76ers viraliza após “toco duplo” em jogo da NBA
Serviços de neurocirurgia são suspensos no Hospital Carvalho Beltrão, em Coruripe
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
