Cidade norte-americana aprova decreto contra câmeras de segurança nas ruas
Até que ponto a vigilância de câmeras de segurança espalhadas pela cidade pode ferir a privacidade dos moradores? É, basicamente, essa pergunta que move o Conselho da Cidade de Oakland a aprovar uma nova portaria que exige o controle da comunidade sobre a tecnologia de monitoramento que é usada na cidade.
Essa movimentação vem para amenizar os atritos criados devido a uma controvérsia causada pelo recebimento de verba federal em 2013, que seria destinada a criar um “Centro de Conscientização”, que não usaria as imagens captadas pelas ruas e escolas, como também usaria dispositivos térmicos, identificação de placas de veículos, entre outras maneiras controversas de “garantir a segurança”.
O conselho rechaçou cada um dos itens e ganhou coro de outras cidades, como Berkeley e Davis, na Califórnia. Agora, a Comissão de Consulta de Privacidade (ou Privacy Advisory Commission — PAC), formado por voluntários de cada distrito do município, será responsável por fiscalizar quando qualquer entidade ou órgão, a exemplo da polícia, peça para usar algum dispositivo ou técnica de vigilância.
É a sétima administração municipal que adota uma postura semelhante. Nicole Ozer, da organização não governamental União Americana pelas Liberdades Civis na Universidade do Norte da Califórnia, aplaudiu o decreto. “As tecnologias de vigilância, que são cada vez mais adquiridas em segredo e usadas quase que exclusivamente sem um mandado — já houve invasão na vida dos residentes em todo o Estado. Essas invasões estão sendo usadas pelo governo federal para alimentar deportações em massa, destruindo as famílias da Califórnia. Em uma violação grosseira da privacidade, a [Immigration and Customs Enforcement] adquiriu dados locais de leitores de placas e outras tecnologias que rastreiam residentes sem o seu consentimento.”
Veja também
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
