Cidade norte-americana aprova decreto contra câmeras de segurança nas ruas

Até que ponto a vigilância de câmeras de segurança espalhadas pela cidade pode ferir a privacidade dos moradores? É, basicamente, essa pergunta que move o Conselho da Cidade de Oakland a aprovar uma nova portaria que exige o controle da comunidade sobre a tecnologia de monitoramento que é usada na cidade.
Essa movimentação vem para amenizar os atritos criados devido a uma controvérsia causada pelo recebimento de verba federal em 2013, que seria destinada a criar um “Centro de Conscientização”, que não usaria as imagens captadas pelas ruas e escolas, como também usaria dispositivos térmicos, identificação de placas de veículos, entre outras maneiras controversas de “garantir a segurança”.
O conselho rechaçou cada um dos itens e ganhou coro de outras cidades, como Berkeley e Davis, na Califórnia. Agora, a Comissão de Consulta de Privacidade (ou Privacy Advisory Commission — PAC), formado por voluntários de cada distrito do município, será responsável por fiscalizar quando qualquer entidade ou órgão, a exemplo da polícia, peça para usar algum dispositivo ou técnica de vigilância.
É a sétima administração municipal que adota uma postura semelhante. Nicole Ozer, da organização não governamental União Americana pelas Liberdades Civis na Universidade do Norte da Califórnia, aplaudiu o decreto. “As tecnologias de vigilância, que são cada vez mais adquiridas em segredo e usadas quase que exclusivamente sem um mandado — já houve invasão na vida dos residentes em todo o Estado. Essas invasões estão sendo usadas pelo governo federal para alimentar deportações em massa, destruindo as famílias da Califórnia. Em uma violação grosseira da privacidade, a [Immigration and Customs Enforcement] adquiriu dados locais de leitores de placas e outras tecnologias que rastreiam residentes sem o seu consentimento.”
Veja também
Últimas notícias

Central de Transplantes de Alagoas promove VII Seminário de Doação de Órgãos e Tecidos

Laudo de Bolsonaro indica câncer de pele, diz médico

Família faz campanha para conseguir pagar exames de criança de Campestre com suspeita de encefalite

Deputados se preparam para votar urgência da anistia contra a vontade de parte da população

Prefeitura de Rio Largo promove ação "Prefeitura Presente" no dia 20 de setembro

1º Festival de Teatro de Bonecos Abayomi acontece em Marechal Deodoro nos dias 20 e 21 de setembro
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
