Abert emite nota sobre projeto que pode acabar com as rádios comerciais
Proposta permite a comercialização de publicidade pelas comunitárias
A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT) emitiu uma nota contra à aprovação pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado do PLS 55/2016, que permite a comercialização de publicidade pelas rádios comunitárias.
De autoria do ex-senador Donizeti Nogueira (PT-TO) e relatoria do senador Acir Gurgacz (PDT-RO), o projeto segue agora para análise da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT).
A ABERT considera inconstitucional o projeto de lei aprovado mo último dia 6 de junho. De acordo com a mensagem, “está em curso no Senado Federal um escândalo que atenta contra o poder público, o contribuinte e as emissoras de rádio comerciais”.
Para o presidente da ABERT, Daniel Pimentel Slaviero, “o projeto de lei iguala uma rádio comunitária a uma comercial, mas vale lembrar que as finalidades são distintas. A rádio comercial paga um alto valor pela outorga, e tem obrigações e encargos tributários, trabalhistas e previdenciários que geram elevados custos. Já as rádios comunitárias são administradas por associações sem fins lucrativos e recebem, gratuitamente, autorização pública para funcionar. A ABERT espera que o Senado rejeite a proposta que levará à extinção das pequenas emissoras comerciais, com efeitos danosos ao direito de informação do ouvinte”, afirma a mensagem.
Entenda o caso
Pela legislação atual, a rádio comunitária é administrada por associações sem fins lucrativos e recebe, gratuitamente, autorização pública para funcionamento.
Criada por lei, trata-se de uma emissora de baixa potência e de alcance e sintonia de apenas uma comunidade. É obtida facilmente, com uma documentação muito simplificada. Existem cerca de 6 mil emissoras comunitárias no Brasil. Por ser obtida a título gratuito, também não pode ser explorada comercialmente, fazer publicidade comercial paga e auferir lucro.
A principal fonte de custeio é o apoio cultural em forma de patrocínio. Já para a rádio comercial, o processo de obtenção de uma outorga é extremamente difícil, caro e demora muitos anos.
Este tipo de emissora tem inúmeras obrigações legais de operação. Atualmente existem mais de 4,6 mil emissoras de rádio comerciais em todo o Brasil.
Confira a nota na íntegra:

Veja também
Últimas notícias
Renato Filho e Fátima Canuto reúnem multidão em caminhada com Arthur Lira
Aliado de Alcolumbre, Rodrigo Pacheco toma posse como ministro do TCU
Prefeito Rodrigo Cunha entrega Praça Nossa Senhora das Graças revitalizada na Levada
Homem é preso suspeito de ameaçar ex-namorada de 74 anos em Arapiraca
Suspeito tentou forjar suicídio após matar adolescente em Colônia Leopoldina
Inmet alerta para baixa umidade em 47 municípios de Alagoas nesta quinta (1º)
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
Prefeitura inscreve para a segunda Consulta Pública do Plano de Mobilidade Urbana
Confira o que abre e fecha em Alagoas no feriado desta quarta-feira (16)
