Entretenimento

Globo proíbe memes de seus programas nas redes sociais

Por Catraca Livre 22/06/2018 07h07
Globo proíbe memes de seus programas nas redes sociais
Meme "Nazaré confusa", um dos mais reproduzidos nas redes sociais - Foto: Reprodução

A Globo vai acabar com a ‘farra’ dos memes nas redes sociais. O motivo? A emissora carioca teria proibido o uso de frames e gifs criados com cenas de novelas do canal ou atores e jornalistas da casa.

Na última quarta-feira (200, por exemplo, alguns usuários do Twitter postaram frames de programas da Globo e foram notificados por cometer uma infração às leis de direitos autorais (copyright). Já outros tiveram seus perfis suspensos.

Segundo o colunista Nilson Xavier, do “Uol”, uma das contas afetadas com a nova ordem foi a @RealitySocial, que conta com mais de 140 mil seguidores, e tem como principal foco de abordagem a repercussão das cenas mais impactantes das novelas da emissora.

Com isso, os internautas que acompanham a programação do canal comentando nas redes sociais em tempo real poderão perder o hábito por não conseguir ilustrar a cena em questão.

Vale lembrar que esta não é a primeira vez que a emissora proíbe uma interação do público com sua programação. Desde 2017, a Globo passou a remover do Youtube todos os vídeos de seus programas, deixando disponíveis apenas os que ela mesma posta em seu canal. Até no Instagram a medida já vem sendo usada: o jornalista Hugo Gloss teve seu perfil suspenso da plataforma, no início de 2018, após a emissora identificar uma imagem do BBB18 em seu perfil.

O canal ainda não se manifestou sobre a nova medida.