Administrador de whatsapp que não coibir ofensas no grupo pode ser processado
Justiça condenou administradora a indenizar mulher que foi chamada de "vaca" no grupo

Os criadores ou administradores de grupos dos aplicativos de conversa como Whatsapp, por exemplo, devem ficar atentos ao que é dito (digitado ou falado) entre os participantes.
Caso os administradores não impeçam ofensas, poderão ser responsabilizados judicialmente e condenados a indenizar a pessoa que for lesada, ofendida.
A Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo condenou uma mulher, que era administradora de um grupo de Whatsapp, a pagar uma indenização de R$ 3 mil.
O caso remete a 2014 durante a Copa do Mundo da FIFA. À época, uma mulher criou um grupo para convidar amigos a participar de uma reunião para assistir ao jogo. Durante uma discussão ‘on line’ uma das participantes a chamou de “vaca”. Então a agredida entrou com ação na Justiça e o Tribunal, em decisão unânime, no último mês de maio, condenou a administradora por entender que ela se omitiu ao não impedir a ofensa.
“[A administradora do grupo] É corresponsável pelo acontecido, com ou sem lei de bullying, pois são injúrias às quais anuiu e colaborou, na pior das hipóteses por omissão, ao criar o grupo e deixar que as ofensas se desenvolvessem livremente. Ao caso concreto basta o artigo 186 do Código Civil”, disse o desembargador Soares Levada, relator do caso.
De acordo com o desembargador Soares Levada, a administradora deveria ter agido ou retirado a autora do xingamento do seu grupo de ‘zap’ ou encerrado a conta cancelando o grupo, papel que cabe a todo administrador, segundo a decisão do magistrado.
“Ou seja, no caso dos autos, quando as ofensas, que são incontroversas, provadas via notarial, e são graves, começaram, a ré poderia simplesmente ter removido quem ofendia e/ou ter encerrado o grupo”, concluiu.
Veja também
Últimas notícias

Tardezinha Cultural tem vasta programação para este fim de semana, em Arapiraca

Carro avaliado em mais de R$ 400 mil pega fogo no bairro Jaraguá, em Maceió

Homem é preso suspeito de tráfico de entorpecentes no Conjunto Frei Damião, em Arapiraca

Acidente na rodovia AL-101 Norte deixa vítimas presas às ferragens, em Maragogi
![[Video] Prefeito Luciano Barbosa assina Ordem de Serviço para construção do novo CRAS do bairro Planalto](https://img.7segundos.com.br/rdNjPUEjyUms1BgMbcSu3CNdeZY=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/planalto.jpeg)
[Video] Prefeito Luciano Barbosa assina Ordem de Serviço para construção do novo CRAS do bairro Planalto

Casal envolvido em furto de ateliê tem prisão mantida após audiência de custódia
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
