Prefeito e secretário de Limoeiro receberam mais de 170 mil em diárias
Após contato com 7 Segundos, prefeitura apaga pagamentos do Portal da Transparência
O município de Limoeiro de Anadia pagou mais de R$ 170.000,00 em diárias para o prefeito Marcelo Rodrigues (PP) e o secretário de finanças, José Radjalma da Silva. Pelo menos, era o que dizia o Portal da Transparência da cidade, até a última sexta (20), quando a reportagem do 7 Segundos solicitou informações sobre os gastos à gestão.
Para despesas com diárias dos gestores, Limoeiro declarou na Transparência os empenhos no total de R$ 26.550,00 para o prefeito Marcelo e R$ 850,00 para o secretário Radjalma. Empenho é um termo usado na administração pública para dizer que aquele recurso já foi reservado para tal utilização; ou seja, o secretário Radjalma só poderia receber em diárias até o valor de 850 reais, e o prefeito só poderia receber até 26.500 reais, no ano de 2018.
Porém, os pagamentos registrados no nome dos dois estava muito além do que foi dedicado nos empenhos. Até sexta (20), a Transparência de Limoeiro apresentava que foram pagos, em 2018, R$ 47.490,64 ao prefeito Marcelo e R$ 122.929,65 ao secretário Radjalma. Outro detalhe que chama atenção é que os valores foram declarados genericamente, ou seja, não descreviam em qual necessidade o dinheiro havia sido gasto. Uma das diárias em nome do secretário ultrapassa o valor de 95 mil reais.
Confira abaixo a lista de pagamentos feitos às pessoas citadas (extratos retirados do Portal da Transparência de Limoeiro de Anadia em 20/07/2018):
Pagamentos - Prefeito Marcelo Rodrigues
Pagamentos - Secretário José Radjalma
Questionados sobre o motivo de serem feitos pagamentos 70% acima dos valores de empenho para estas despesas, e sobre onde o dinheiro havia sido gasto, a Prefeitura de Limoeiro respondeu:
“Informamos que os empenhos de diárias para o secretário Radjalma foi de R$ 850,00. O valor do empenho para o prefeito foi de R$ 26.550,00, em 2018.
Esses são os valores corretos de empenho. Há uma falha no sistema da Transparência na parte dos pagamentos que está mostrando valores diferentes do empenho. O sistema está sendo corrigido. Informamos ainda que todas as viagens foram para tratar de assuntos do interesse do município”.
O 7 Segundos entrou em contato novamente com a Prefeitura e confirmou a justificativa da nota: a gestão alega que houve um problema no cadastro dos pagamentos, ou seja, uma falha técnica teria cadastrado pagamentos de R$ 122.079,65 a mais no nome do secretário Radjalma e R$ 20.940,64 em nome do prefeito Marcelo, no Portal da Transparência. Após envio da nota à nossa reportagem, todos os pagamentos que excedem o valor de empenho dos gestores foram apagados do sistema federal.
Todas as informações citadas nesta matéria serão entregues ao Ministério Público de Alagoas, que deve solicitar maiores detalhes sobre os pagamentos realizados aos gestores do município.
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