Sobe para 436 o número de mortos por terremoto na ilha de Lombok na Indonésia

As autoridades da Indonésia elevaram nesta segunda-feira para 436 o número de mortos e deixou o de pessoas deslocadas em 352.793 pelo terremoto de magnitude 6,9 que atingiu a ilha de Lombok em 5 de agosto.
O porta-voz da Agência Nacional de Gestão de Desastres (BNPB, na sigla em indonésio), Sutopo Purwo Nugroho, informou em comunicado que foram emitidas 259 certidões de óbito das vítimas, enquanto as 177 restantes estão em processo administrativo.
A maior parte das mortes ocorreram nos desabamentos de casas e edifícios causados pelo terremoto.
A região norte de Lombok, onde foi situado o epicentro do tremor, é a mais atingida com 374 mortes, seguida de Lombok Ocidental, com 37; Lombok Oriental, com 12; Mataram, com nove; Lombok Central, com duas; e Denpasar, capital da ilha vizinha de Bali, também com duas.
A BNPB também informou que 1.353 pessoas se encontram hospitalizadas, enquanto o número de deslocados caiu para 352.793, aproximadamente 35 mil a menos que os números oferecidos pelo órgão durante o fim de semana.
Em relação aos danos às edificações, ficaram destruídas ou danificadas 67.875 casas, 468 escolas, seis pontes, 50 lugares de oração, 20 escritórios, 15 mesquitas e 13 centros de saúde.
O cálculo provisório dos danos elaborados pela BNPB ronda 5,04 trilhões de rupias (303 milhões de euros).
As autoridades regionais prorrogaram o período de resposta de emergência até o dia 25 para facilitar as operações humanitárias e de reconstrução.
Veja também
Últimas notícias

Família procura calopsita desaparecida no bairro Santa Edwiges, em Arapiraca

Justiça obriga compra de equipamentos para monitorar barragem em Alagoas

Primeira remessa de boletos físicos da Taxa de Bombeiros vence no próximo dia 30

O que muda para o investidor e cidadão com a derrubada do decreto do IOF?

Idoso de 84 anos reclamou com atendente após ganhar R$ 4,3 milhões na Quina de São João: 'Veio um pouco tarde'

Homem é preso por agredir esposa e enteada em Taquarana
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
