Remédios controlados são principais causas de autocídios em Arapiraca
A Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) – com o apoio do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) – realizou a Oficina sobre Vigilância das Intoxicações Relacionadas ao Uso de Medicamentos de controle especial (intoxicação exógena).na Universidade de Ciências da Saúde do Estado de Alagoas (Uncisal).
Foram notificados pelo Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) 9.590 casos relacionados a intoxicações por medicamentosas no período de 2007-2017. Deste universo, 68,3% foram do sexo feminino na faixa etária entre 15 e 19 anos, sendo a maioria (50,5%) por tentativa de suicídio, e a principal unidade notificadora é Arapiraca.
“Sabemos que uma das principais causas de suicídio ocorre através de ingestão de medicamentos, sobretudo daqueles de controle especial. Reconhecemos os esforços da Sesau no tocante à prevenção ao suicídio, mas por ser um campo extremamente complexo e que perpassa por várias áreas, precisamos qualificar as notificações para implementarmos, de maneira mais eficiente, as políticas públicas e as estratégias para diminuição desse agravo que tem aumentado e que se tornou uma preocupação nacional”, destacou o apoiador técnico do Cosems, Joelson Lisboa, que representou a Diretoria da entidade.
Segundo ele, é necessário de forma iminente ampliar e qualificar também o controle na distribuição e o acesso a esse tipo de medicamento.
Foi apresentada, na mesma oficina, a Experiência do Município de Arapiraca como Principal Fonte Notificadora das Intoxicações Exógenas no Estado e a Rede de Atenção Psicossocial no Estado de Alagoas. O evento contou com a participação de médicos prescritores de medicamentos controlados; farmacêuticos, técnicos das vigilâncias em saúde municipais e profissionais da atenção básica.
Veja também
Últimas notícias
Alemanha vai investir 1 bilhão de euros em fundo de florestas
Lula pode oficializar indicação de Messias ao STF nesta quinta
Estados e municípios têm R$ 1,9 bilhão de previdência no Banco Master
Após furacão Melissa, São Petersburgo anuncia envio de ajuda a Cuba
Luziápolis caminha para ser 100% pavimentada com apoio de Arthur Lira
Alunos de Maceió vivem experiência esportiva no Bear Games Nordeste
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
