Saúde

Remédios controlados são principais causas de autocídios em Arapiraca

Por Cosems com 7Segundos 05/09/2018 19h07
Remédios controlados são principais causas de autocídios em Arapiraca
Remédios de controle especial - Foto: Reprodução

A Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) – com o apoio do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) – realizou a Oficina sobre Vigilância das Intoxicações Relacionadas ao Uso de Medicamentos de controle especial (intoxicação exógena).na Universidade de Ciências da Saúde do Estado de Alagoas (Uncisal).

Foram notificados pelo Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) 9.590 casos relacionados a intoxicações por medicamentosas no período de 2007-2017. Deste universo, 68,3% foram do sexo feminino na faixa etária entre 15 e 19 anos, sendo a maioria (50,5%) por tentativa de suicídio, e a principal unidade notificadora é Arapiraca.

“Sabemos que uma das principais causas de suicídio ocorre através de ingestão de medicamentos, sobretudo daqueles de controle especial. Reconhecemos os esforços da Sesau no tocante à prevenção ao suicídio, mas por ser um campo extremamente complexo e que perpassa por várias áreas, precisamos qualificar as notificações para implementarmos, de maneira mais eficiente, as políticas públicas e as estratégias para diminuição desse agravo que tem aumentado e que se tornou uma preocupação nacional”, destacou o apoiador técnico do Cosems, Joelson Lisboa, que representou a Diretoria da entidade.

Segundo ele, é necessário de forma iminente ampliar e qualificar também o controle na distribuição e o acesso a esse tipo de medicamento.

Foi apresentada, na mesma oficina, a Experiência do Município de Arapiraca como Principal Fonte Notificadora das Intoxicações Exógenas no Estado e a Rede de Atenção Psicossocial no Estado de Alagoas. O evento contou com a participação de médicos prescritores de medicamentos controlados; farmacêuticos, técnicos das vigilâncias em saúde municipais e profissionais da atenção básica.