Remédios controlados são principais causas de autocídios em Arapiraca
A Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) – com o apoio do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) – realizou a Oficina sobre Vigilância das Intoxicações Relacionadas ao Uso de Medicamentos de controle especial (intoxicação exógena).na Universidade de Ciências da Saúde do Estado de Alagoas (Uncisal).
Foram notificados pelo Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) 9.590 casos relacionados a intoxicações por medicamentosas no período de 2007-2017. Deste universo, 68,3% foram do sexo feminino na faixa etária entre 15 e 19 anos, sendo a maioria (50,5%) por tentativa de suicídio, e a principal unidade notificadora é Arapiraca.
“Sabemos que uma das principais causas de suicídio ocorre através de ingestão de medicamentos, sobretudo daqueles de controle especial. Reconhecemos os esforços da Sesau no tocante à prevenção ao suicídio, mas por ser um campo extremamente complexo e que perpassa por várias áreas, precisamos qualificar as notificações para implementarmos, de maneira mais eficiente, as políticas públicas e as estratégias para diminuição desse agravo que tem aumentado e que se tornou uma preocupação nacional”, destacou o apoiador técnico do Cosems, Joelson Lisboa, que representou a Diretoria da entidade.
Segundo ele, é necessário de forma iminente ampliar e qualificar também o controle na distribuição e o acesso a esse tipo de medicamento.
Foi apresentada, na mesma oficina, a Experiência do Município de Arapiraca como Principal Fonte Notificadora das Intoxicações Exógenas no Estado e a Rede de Atenção Psicossocial no Estado de Alagoas. O evento contou com a participação de médicos prescritores de medicamentos controlados; farmacêuticos, técnicos das vigilâncias em saúde municipais e profissionais da atenção básica.
Veja também
Últimas notícias
Recusa sexual termina com mulher agredida, enforcada e arrastada pelos cabelos em Feira Grande
Cão farejador localiza tabletes de maconha escondidos em terreno baldio em Arapiraca
Exportações de serviços batem recorde e alcançam US$ 51,8 bi em 2025
Renan Filho rebate declarações do Governador de Santa Catarina: “Sua máscara já caiu”
Três pessoas ficam feridas após veículo capotar AL-101 em Maragogi
Carro pega fogo em frente à Havan, no Jardim Petropólis
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
