Utilidade Pública

Arapiraca inicia Semana Nacional do Trânsito com palestras

Por Assessoria 11/09/2018 16h04
Arapiraca inicia Semana Nacional do Trânsito com palestras
Arapiraca inicia Semana Nacional do Trânsito com palestras - Foto: SMTT / Divulgação

Iniciou nesta terça-feira (11), em Arapiraca,  uma série de palestras em empresas, fazendo alusão à Semana Nacional do Trânsito, que acontecerá de 18 a 25 deste mês, em todo o território nacional.

Por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), a equipe da Diretoria de Educação está ministrando palestras com o tema “Segurança no trânsito, uso do capacete, prevenção de acidentes, álcool e direção”.

Mais de cem funcionários da empresa Luna – L. Nunes Avícola Ltda vão assistir as palestras até a próxima sexta-feira (14). Nesta terça, participaram do encontro os colaboradores da Granja Nova Recria, no Povoado Poço de Baixo, zona rural de Arapiraca. O evento faz parte da Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho Rural (SIPATR).

Ele apresentou dados do Hospital de Emergência do Agreste (HE), Dr. Daniel Houly, referência na região, em que apontou que 50% das vítimas de acidentes de trânsito que dão entrada no hospital são de queda de moto e muitas delas ficam com algum tipo de sequela e até mesmo paraplégicas.

“O uso do capacete e do cinto de segurança são fundamentais para o condutor se proteger de algum tipo de acidente e salvar a própria vida. É justamente isso que estamos conscientizando para que os condutores usem os equipamentos de segurança de forma preventiva”, alertou.

As próximas palestras estão agendadas até a próxima sexta-feira (14) e vão acontecer nas unidades Classificação e Granja Nice, no Povoado Laranjal; Granja Ana Luzia, no Povoado Baixa da Onça e na Fábrica de Ração, no bairro Guaribas.

Na próxima semana, a equipe da SMTT estará ministrando palestra na mineradora Vale Verde e participando, em Arapiraca, das ações integradas da Semana Nacional do Trânsito, de 18 a 25 de setembro, como tema “Nós somos o trânsito”.

“Começamos pela zona rural porque a situação da conscientização em relação a equipamentos de segurança é mais delicada e onde acontece a maioria dos acidentes de queda de moto e, consequentemente, vítimas com sequelas seríssimas de saúde”, afirmou Francisco José diretor de Educação para o Trânsito da SMTT.

Queda de motocicleta

O técnico em Educação no Trânsito, Carlos Alberto Peixoto, ministrou a palestra ressaltando, entre outras situações, as consequências da saúde de pessoas que utilizam motocicletas sem equipamentos de segurança, como o capacete por exemplo.