Pesquisa indica que depressão poderá ser diagnosticada pelo smartphone
Essa tecnologia não substitui, em qualquer caso, o trabalho dos profissionais da área médica
A depressão é uma doença que afeta mais de 300 milhões de pessoas em todo o mundo. Destas, mais da metade (mais de 90% em muitos países) não recebe o tratamento necessário, seja por falta de recursos econômicos, erros de diagnóstico ou por causa do preconceito social. Daí a importância de ter um diagnóstico precoce.
Agora, uma equipe de pesquisadores da universidade de Stanford descobriu que os mesmos algoritmos que fazem reconhecimento facial e voz em nossos smartphones podem ajudar a detectar os primeiros sinais de depressão com um nível precisão razoável.
Como diagnosticar a depressão com o uso de celular
Os cientistas recorreram a uma rede neural, a qual eles alimentaram com um banco de dados (DAIC-WOZ) que contém entrevistas em vídeo de quase 200 pessoas, tanto deprimidas quanto saudáveis. Em todos os casos, o interlocutor era um avatar interativo controlado por um médico.
Cada vídeo é representado com um modelo tridimensional de um rosto humano durante uma conversa e um espectrograma de seu discurso. O objetivo? Detecção de padrões e micro-gestos (expressões faciais, tom de voz, fluência da fala, etc.) que possam estar atuando como indicadores da doença.
Os resultados foram bastante promissores: o erro médio da IA (Inteligência Artificial) foi de 3,67 pontos, o que corresponde a uma precisão de 85% no momento de detectar com sucesso a depressão nas pessoas envolvidas no estudo.
E enquanto esta pesquisa ainda está em um estágio inicial, os pesquisadores acreditam que algum dia "esta tecnologia pode ser implementada em qualquer smartphone e, assim, facilitar o acesso universal de baixo custo aos cuidados mentais".
Apesar do sucesso do estudo, os pesquisadores advertem que essa tecnologia não substitui, em qualquer caso, o trabalho dos profissionais da área médica.
Veja também
Últimas notícias
Mulher é morta a tiros dentro de residência em Penedo; companheiro PM é suspeito
Fã detalha encontro com Elize Matsunaga em São Paulo: “Eu gelei”
Vereadora causa polêmica ao criticar doação de quentinhas no Natal
Igreja cobra R$ 380 em show natalino milionário e é criticada
Homem com mandado de prisão é detido pelo Pelopes durante patrulhamento em Colônia Leopoldina
Polícia atende denúncia de maus-tratos, mas ocorrência é descartada em Messias
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
