Justiça nega danos morais por notícia verdadeira sobre prisão
Acusado de porte de arma ajuizou ação contra matéria no 7Segundos
O 2º Juizado Especial Cível e Criminal de Arapiraca negou pedido de indenização contra o portal 7Segundos ajuizado por um homem preso em flagrante por porte ilegal de arma de fogo em 2016.
Talvane José da Silva Santos foi detido no dia 2 de junho daquele ano pela posse de um revólver calibre 38 com quatro munições e, ao ingressar com ação contra o 7Segundos não contestou a veracidade das informações publicadas na época, mas afirmou ter sofrido "danos morais" porque o site publicou na chamada da matéria: "em vez de bolo, algemas", aludindo ao fato de a prisão ter ocorrido no dia do aniversário dele. O valor da ação foi fixado em R$ 22 mil.
O juiz Durval Mendonça, titular do Juizado Especial, entendeu que, apesar da proteção dos direitos de personalidade prevista na Constituição Federal, a condenação poderia significar uma oficialização da censura por parte do Judiciário, afetando o direito a informação da sociedade e a liberdade de manifestação da imprensa, também prevista na Constituição.
Na decisão, o magistrado pondera que “não punir os abusos e excessos também deixa de possibilitar aperfeiçoamentos e melhorias no trabalho jornalístico”. Mesmo considerando a chamada da matéria "jocosa", o juiz ponderou que o autor da ação não conseguiu provar que as informações veiculadas eram falsas.
“Reconhecendo que a matéria poderia dispensar a publicação de alguns dados da vida pessoal do investigado, não considera este juízo que tais elementos e circunstâncias sejam aptos por si sós a caracterizarem o dano moral passível de indenização, ou mesmo a necessidade de exclusão da matéria veiculada”, diz a sentença.
Veja também
Últimas notícias
Alagoas adere ao PROPAG para renegociar dívidas e reestruturar finanças estaduais
Governo de Alagoas cria comissão organizadora para concurso público da Uneal
Governo Lula espera reverter derrota no PL Antifacção com apoio de senadores da base
Programa Desenvolve Arapiraca acontece bairro Planalto nesta sexta (28)
Bolsonaristas comemoram derrota do governo e aprovação do PL Antifacção na Câmara
Liquidação do Banco Master não deve afetar pagamento de aposentados, diz Prefeitura de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
