Agreste

Ribeirinhos estão sem água na torneira há quase uma semana

Problema técnico na bomba de captação

Por 7Segundos com Agreste 24h 10/01/2019 11h11
Ribeirinhos estão sem água na torneira há quase uma semana
Sem água nas torneiras, moradores recorrem ao rio São Francisco - Foto: Reprodução

Sem água nas torneiras há cerca de uma semana, os moradores do município de Traipu, no Agreste alagoano, fazem uma verdadeira peregrinação para captar água nas margens do rio São Francisco.

Além de usar a água para os afazeres domésticos, como lavar pratos, roupas, banheiros, muitos moradores vão até a margem do rio para fazer a higiene corporal.

Segundo moradores o corte no abastecimento foi em função de um problema mecânico na bomba de água que faz a captação no rio.

Os moradores informaram que noite desta quarta-feira (9) funcionários da Casal tentaram retomar o abastecimento, mas foi interrompido devido a um problema no sistema de captação.

O Portal 7Segundos entrou em contato com a Assessoria de Comunicação (Ascom) da Casal que, em nota, respondeu que "equipamento foi reparado e voltou a apresentar defeito após faltas de energia".

Veja o comunicado na íntegra:

O fornecimento de água de Traipu se encontra deficiente, desde a terça-feira (8), devido a um problema eletromecânico verificado no conjunto motobomba da estação de captação que atende a cidade. A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), por meio de equipe de sua Gerência de Manutenção Eletromecânica (Gemem), efetuou os reparos no equipamento ainda no mesmo dia.

Apesar desses esforços, o abastecimento voltou a ser interrompido devido às oscilações de energia verificadas entre a noite da terça e a manhã da quarta-feira (9). Quando o potencial elétrico foi restaurado, a Casal verificou novo defeito no motobomba. A empresa trabalha agora para concluir esse conserto o mais célere possível.

Enquanto isso, até o final desta quinta-feira (10), será instalado um equipamento reserva, que vai garantir o retorno do fornecimento de água para a cidade, gradativamente, durante as próximas 48 horas – tempo necessário para a recuperação do sistema.