Oscilações de energia deixam parte do Agreste sem água
Transformador no complexo Morro do Gaia precisou passar por manutenção
Vários bairros e comunidades rurais de Arapiraca e também a população dos municípios de Campo Grande, Feira Grande, Girau do Ponciano e Lagoa da Canoa, estão sem abastecimento de água desde o último fim de semana. De acordo com a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), a antiga Adutora do Agreste, responsável por atender 70% do território da parte baixa de Arapiraca, teve suas atividades comprometidas devido a oscilações no fornecimento de energia elétrica registrados no último sábado.
Conforme a assessoria de comunicação da Casal, o potencial elétrico da adutora foi normalizado na segunda, mas o sistema continua operando com apenas 40% de sua capacidade e a previsão é que a água volte às torneiras em 48 horas, conforme nota.
"O abastecimento de água, porém, ainda não começou a se normalizar, pois a empresa Agreste Saneamento - parceira da Casal - está efetuando um serviço de manutenção, em decorrência do ocorrido, em um transformador do complexo Morro do Gaia", informou a assessoria.
O complexo do Morro do Gaia fica localizado no município de São Brás e é parte integrante do "Sistema Antigo do Agreste", como a Casal designa a primeira adutora construída para atender o município de Arapiraca.
Veja nota da Casal sobre a falta de água:
Os municípios de Campo Grande, Feira Grande, Girau do Ponciano, Lagoa da Canoa, além da parte baixa de Arapiraca, encontram-se com o fornecimento de água deficiente nesta terça-feira (19).
O motivo é um defeito num transformador de energia elétrica que compõe o Sistema Coletivo Antigo do Agreste. Devido a esse problema, o sistema está operando com apenas 40% da sua capacidade.
Técnicos da Agreste Saneamento, com acompanhamento de profissionais da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), já providenciaram a substituição do equipamento e preveem que o serviço seja concluído ainda no fim do dia. Porém, a regularização no abastecimento somente ocorrerá gradativamente num prazo de 48 horas, ou seja, nesta quinta-feira (21).
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
