Samu orienta população para prevenção de acidentes no Carnaval
Consumo de bebidas alcoólicas aumenta o número de acidentes em rodovias, agressões e queda da própria altura
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Alagoas divulgou nesta quinta-feira (28), orientações a população sobre os cuidados necessários para evitar acidentes durante o período carnavalesco.
Historicamente, com a chegada do Carnaval, os chamados para o Samu aumentam e entre os principais atendimentos realizados pelas 35 Bases Descentralizadas do Samu em Alagoas durante os festejos de momo, estão os acidentes automobilísticos nas rodovias do Estado, lesões provocadas por quedas e também por agressões físicas.
Para o médico do Samu, Luiz Antônio Mansur, todos esses atendimentos estão diretamente relacionados à ingestão de bebidas alcoólicas ou ao consumo de drogas.
“No Carnaval, uma parte dos foliões passa dos limites e acaba bebendo um ‘pouco’ a mais. Isso é sempre uma preocupação para nós do serviço de urgência, pois ainda existem os irresponsáveis que misturam o álcool com direção e isso nunca acaba bem para ninguém. É essa combinação perigosa que nos leva a atender um número maior de vítimas de acidentes automobilísticos nas estradas”, relatou o médico.
Em relação às ocorrências atendidas pelos socorristas dentro das cidades, estão as agressões e as quedas. “Nesses dois casos, o álcool também pode ser um elemento para iniciar uma briga, então vamos atender vítimas de agressão física, ou por armas brancas de fogo. Em relação às quedas da própria altura, isso acontece pela diminuição dos reflexos da pessoa, fazendo com que ela caia no chão, provocando lesões na face ou até mesmo fratura em membros superiores ou inferiores”, alertou Luiz Antonio Mansur.
Orientações médicas
Outro tipo de ligação recebida nesse período carnavalesco diz respeito aos atendimentos clínicos, que não caracterizam atendimento de urgência, como dores de cabeça, diarreia, vômitos, crises hipertensivas ou glicêmicas.
Quando o solicitante relata esse tipo de situação, o médico regulador do Samu faz algumas perguntas e, se o atendimento não ficar caracterizado como de urgência, sendo algo de simples tratamento, o profissional pede que a pessoa procure as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ou os Ambulatórios 24 Horas.
“Neste Carnaval fazemos recomendações aos foliões, que vão desde hidratação constante até uma alimentação saudável e leve. Se forem ingerir bebidas alcoólicas, não se pode dirigir, em hipótese alguma, optando por deixar o carro em casa”, orientou o médico do Samu Maceió, ao informar que o serviço deve ser acionado em situações de parada cardiorrespiratória, infarto, engasgo, suspeita de Acidente Vascular Cerebral (AVC), queimadura grave, choque elétrico, afogamento ou surtos psiquiátricos.
Veja também
Últimas notícias
Jovem acusado de estupro é preso no Sertão de Alagoas
Papagaios-do-mangue e jabutis chegam a AL com missão de contribuir para refaunação e replantio de florestas
Cabo Bebeto aponta descaso na Sesau e revela racionamento de insulina
JHC supera Renan Filho em pesquisa para o governo de Alagoas; veja os números
Homem é preso acusado de tráfico de drogas em Palmeira dos Índios
Mulher é presa por tentar matar irmã com tesoura após bebedeira em Maribondo
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
