Apps populares do Android continuam a compartilhar dados com o Facebook
A informação é de uma pesquisa feita pela ONG Privacy International

Alguns aplicativos populares usados no sistema operacional Android continuam compartilhando sem consentimento dados de usuários com o Facebook. O objetivo é a criação de perfis para a personalização de anúncios. A informação é de uma pesquisa feita pela ONG Privacy International, que já havia identificado o problema em dezembro do ano passado - à época, a rede social afirmou que encerrou os compartilhamentos de dados.
De acordo com a pesquisa, os aplicativos do Android compartilham dados com o Facebook assim que o usuário entra na plataforma - entre os apps que ainda continuam com a prática estão a plataforma de ensino de idiomas Duolingo, o aplicativo de procura de emprego Indeed e algumas plataformas religiosas. A rede social também obtém dados de usuários que não estão logados no Facebook e até mesmo daqueles que não têm uma conta na rede social.
Não se sabe ao certo que tipos de dados são coletados. Entretanto, a ONG afirma que as informações permitem que o Facebook saiba qual aplicativo da empresa o usuário está usando, o que inclui o Messenger, o WhatsApp e o Instagram. A rede social também consegue saber quando o usuário abre um aplicativo em seu dispositivo. O Facebook não comentou o assunto.
Essa prática é ilegal de acordo com a lei de proteção de dados europeia, a GDPR, que entrou em vigor em maio do ano passado - as novas regras estabelecem que é necessário o consentimento dos usuários antes da coleta de dados pessoais. As empresas que transmitem dados sem permissão podem ser obrigadas a pagar uma multa de até 4% de seu faturamento.
O estudo inicial da Privacy International revelado em dezembro do ano passado analisou os 34 aplicativos mais populares utilizados no sistema operacional Android e descobriu que ao menos 20 deles compartilhavam dados com o Facebook sem a permissão dos usuários. A ONG afirmou que parte desses aplicativos não repassa mais dados ao Facebook.
Veja também
Últimas notícias

Morre Anita Studer, responsável pela maior reflorestação do Brasil em Alagoas, na Reserva de Pedra Talhada

Jovem de 23 anos é baleado na cabeça em tentativa de homicídio na Chã da Jaqueira

Alfredo Gaspar endurece na CPMI: “Não vai ter trégua para quem saqueou aposentados e pensionistas”

Alagoas completa 208 anos neste dia 16 com avanços em Integridade e Compliance

Maceió recebe Corrida 100% Você com Bell Marques no aniversário de 208 anos de Alagoas

Moraes pede explicações sobre escolta que levou Bolsonaro ao hospital
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
