Jornalista americano detido na Venezuela é libertado
A emissora de televisão "Local 10", de Miami (Flórida, Estados Unidos), confirmou ontem a libertação do jornalista Cody Weddle, colaborador do canal, supostamente detido pela contrainteligência militar da Venezuela.
Weedle já se encontra no Aeroporto Internacional Simón Bolívar, que serve Caracas, à espera de entrar em um avião para regressar aos Estados Unidos, segundo afirmou a emissora.
Funcionários do governo venezuelano tinham libertado anteriormente, nesta mesma tarde, o venezuelano Carlos Camacho, assistente do repórter americano.
Juan Guaidó, líder do parlamento venezuelano que se autoproclamou presidente em exercício do seu país e é reconhecido por vários governos, entre eles o dos Estados Unidos, tinha exigido a libertação de Weddle, cuja detenção tachou de "sequestro", segundo acrescentou a emissora.
Agentes do serviço de inteligência venezuelano entraram pela manhã no apartamento de Weddle em Caracas e lhe levaram junto com Camacho à sede da Direção Geral de Contrainteligência Militar (Dgcim), onde foram interrogados.
A "Local 10" afirmou que tinha tentado localizar Weddle sem sucesso desde então e que recebeu relatos não confirmados de que oficiais venezuelanos chegaram na primeira desta quarta-feira na casa do repórter e o levaram.
O secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), Luis Almagro, havia pedido hoje a libertação "imediata" de Weddle.
Além disso, o Departamento de Estado dos EUA também havia solicitado ao governo do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, que libertasse o jornalista americano de maneira "imediata".
Weddle, jornalista independente, vive em Caracas desde 2014 e colabora com a emissora em inglês "Local 10", informando sobre a crise política na Venezuela. Camacho, seu ajudante, é de nacionalidade venezuelana, segundo indicou a Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), com sede em Miami.
Mais de uma dúzia de jornalistas de França, Chile, Colômbia e Estados Unidos foram detidos e alguns expulsos da Venezuela nas últimas semanas.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
