Prefeitura de Pão de Açúcar deve fazer controle populacional de cães e gatos
Promotoria de Justiça afirma que ação é necessária para evitar a proliferação de doenças

A Secretaria de Saúde de Pão de Açúcar recebeu recomendação do Ministério Público Estadual para adotar providências no sentido de controlar a população de cães e gatos que vivem nas ruas da cidade. Segundo a promotora Martha Bueno, autora da recomendação, medidas são necessárias para evitar a proliferação de doenças que coloquem em risco a saúde humana, animal e ambiental.
“Os animais abandonados, por exemplo, vivenciam baixo nível de bem-estar, porque lhes faltam recursos básicos de sobrevivência, além da vulnerabilidade a intempéries e acidentes, o que queremos é que haja registro dos animais da cidade, campanhas para a conscientização da importância da vacinação vermifugação e castração de cães e gatos, bem como de combate aos maus-tratos e abandono”, enfatiza a promotora.
Entre as medidas a serem adotadas está a esterilização permanente de 10% da população de animais domésticos ao ano, dando prioridade aos animais que vivem nas ruas, os indicados por associações protetoras e os que fazem parte de famílias de baixa renda. A recomendação é de que a prefeitura organize mutirões bimestrais de cirurgias, que devem ser efetuadas usando meios que não causem sofrimento aos animais.
Apesar de a promotora aconselhar que a prefeitura deve ficar em alerta para a necessidade de atendimento emergencial em decorrência da superpopulação ou quadro epidemiológico, o extermínio de cães e gatos para controle populacional não deve ser considerado. Em casos de eutanásia, um veterinário deverá justificar o sacrifício do animal.
“Não será permitido que exponham o animal a estresse ou atos de crueldade, abuso ou maus-tratos, tudo tem de ocorrer conforme a lei vigente. Queremos evitar a profilaxia de zoonoses como a leishmaniose visceral canina e a raiva, mas também garantir que os animais sejam respeitados”, ressaltou Martha Bueno.
Veja também
Últimas notícias

Em derrota para governo, Câmara retira de pauta MP que renderia R$ 17 bi

Hamas confirma que chegou a acordo com Israel para encerrar guerra em Gaza

Comerciantes do Mercado da Produção protestam após risco de corte de energia em Maceió

PF investiga possível ligação de crime organizado com crise do metanol

Ronda do Bairro recupera moto roubada em área de mata no Benedito Bentes em Maceió

Maribondo inicia nova fase: pré-inscrições abertas para o Programa Geração Futuro
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
