Prefeitura de Pão de Açúcar deve fazer controle populacional de cães e gatos
Promotoria de Justiça afirma que ação é necessária para evitar a proliferação de doenças
A Secretaria de Saúde de Pão de Açúcar recebeu recomendação do Ministério Público Estadual para adotar providências no sentido de controlar a população de cães e gatos que vivem nas ruas da cidade. Segundo a promotora Martha Bueno, autora da recomendação, medidas são necessárias para evitar a proliferação de doenças que coloquem em risco a saúde humana, animal e ambiental.
“Os animais abandonados, por exemplo, vivenciam baixo nível de bem-estar, porque lhes faltam recursos básicos de sobrevivência, além da vulnerabilidade a intempéries e acidentes, o que queremos é que haja registro dos animais da cidade, campanhas para a conscientização da importância da vacinação vermifugação e castração de cães e gatos, bem como de combate aos maus-tratos e abandono”, enfatiza a promotora.
Entre as medidas a serem adotadas está a esterilização permanente de 10% da população de animais domésticos ao ano, dando prioridade aos animais que vivem nas ruas, os indicados por associações protetoras e os que fazem parte de famílias de baixa renda. A recomendação é de que a prefeitura organize mutirões bimestrais de cirurgias, que devem ser efetuadas usando meios que não causem sofrimento aos animais.
Apesar de a promotora aconselhar que a prefeitura deve ficar em alerta para a necessidade de atendimento emergencial em decorrência da superpopulação ou quadro epidemiológico, o extermínio de cães e gatos para controle populacional não deve ser considerado. Em casos de eutanásia, um veterinário deverá justificar o sacrifício do animal.
“Não será permitido que exponham o animal a estresse ou atos de crueldade, abuso ou maus-tratos, tudo tem de ocorrer conforme a lei vigente. Queremos evitar a profilaxia de zoonoses como a leishmaniose visceral canina e a raiva, mas também garantir que os animais sejam respeitados”, ressaltou Martha Bueno.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
