MPE promove audiências públicas no interior para preparar plano de ação para próximos 3 anos
Procuradores e promotores de Justiça querem ouvir demandas da população para definir prioridades
O Ministério Público Estadual promove, na quarta (10) e quinta-feira (11), audiências públicas em Santana do Ipanema e em Arapiraca para ouvir as demandas sociais da população para a construção do Plano Geral de Atuação (PGA), para o triênio 2020/2022, que irá definir as demandas que receberão maior atenção do órgão no período.
As reuniões abrem espaço para o público expressar suas reivindicações quanto a atuação do MPE na região onde residem e são realizadas por orientação do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) que, em sua Resolução nº 82/12, diz que compete aos órgãos do MP brasileiro promoverem audiências públicas para auxiliar na identificação de demandas sociais que exijam a instauração de procedimento, para elaboração e execução de planos de ação e projetos estratégicos institucionais ou para prestação de contas de atividades desenvolvidas.
“O plano geral de atuação é um recorte do plano estratégico institucional 2011-2022. Ou seja, nós vamos usar parte das prioridades já traçadas anteriormente e concentrar ações nesse sentindo. É por isso que a participação popular é tão importante, porque vamos ouvir as pessoas e saber delas, dentro daquilo que foi planejado, o que elas consideram mais essencial”, explicou Alfredo Gaspar de Mendonça, procurador-geral de justiça.
Nesta segunda, a audiência pública acontece na sede do MPE, em Maceió. No interior, serão promovidas audiências em Santana do Ipanema, na quarta-feira (10), das 9h às 13h, no Fórum Desembargador Hélio Cabral de Vasconcelos. Na quinta (11), é a vez da audiência em Arapiraca, no Fórum da cidade, também das 9h às 13h.
Durante as audiências, as prioridades preestabelecidas pelo Comitê de Gestão Estratégica serão apresentadas e discutidas em grupos divididos por áreas. Nesses grupos, serão definidas demandas que necessitam de uma atuação mais forte do Ministério Público. Depois, os pontos definidos serão colocados em votação.
“Explicaremos sobre os objetivos estratégicos do nosso plano estratégico. Depois disso, a população será convidada a colocar num papel quais prioridades entende que MP deve adotar e, na sequência, colocar seu voto numa urna”, detalhou a promotora de justiça Stella Cavalcante, coordenadora da Assessoria de Planejamento Estratégico.
Pesquisa
Também faz parte dessa coleta de informações uma pesquisa que será disponibilizada no site e nas redes sociais do MPE/AL. Da mesma forma, o cidadão vai poder contribuir, opinando a respeito das prioridades. E com o resultado das audiências públicas e dessa consulta no portal e nas redes do Ministério Público, o plano geral de atuação para o triênio de 2020-2022 será elaborado. A expectativa é esse PGA seja publicado ainda no primeiro semestre deste ano, tendo sua execução inciada já de imediato.
Veja também
Últimas notícias
Influenciadora falsifica documento para se passar por policial e operação da Polícia é realizada em Alagoas
Colisão entre motocicletas deixa feridos na BR-316 em Palmeira dos Índios
“Ser trans, por si só, não implica em prejuízo educacional”, afirma Caio Bebeto criticando criação de cota trans na UFAL
Lula sanciona lei que transfere capital para Belém temporariamente
Sete líderes do Comando Vermelho vão para prisões federais
Ufal terá reserva de vagas para pessoas trans no próximo Sisu
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
