MPE promove audiências públicas no interior para preparar plano de ação para próximos 3 anos
Procuradores e promotores de Justiça querem ouvir demandas da população para definir prioridades
O Ministério Público Estadual promove, na quarta (10) e quinta-feira (11), audiências públicas em Santana do Ipanema e em Arapiraca para ouvir as demandas sociais da população para a construção do Plano Geral de Atuação (PGA), para o triênio 2020/2022, que irá definir as demandas que receberão maior atenção do órgão no período.
As reuniões abrem espaço para o público expressar suas reivindicações quanto a atuação do MPE na região onde residem e são realizadas por orientação do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) que, em sua Resolução nº 82/12, diz que compete aos órgãos do MP brasileiro promoverem audiências públicas para auxiliar na identificação de demandas sociais que exijam a instauração de procedimento, para elaboração e execução de planos de ação e projetos estratégicos institucionais ou para prestação de contas de atividades desenvolvidas.
“O plano geral de atuação é um recorte do plano estratégico institucional 2011-2022. Ou seja, nós vamos usar parte das prioridades já traçadas anteriormente e concentrar ações nesse sentindo. É por isso que a participação popular é tão importante, porque vamos ouvir as pessoas e saber delas, dentro daquilo que foi planejado, o que elas consideram mais essencial”, explicou Alfredo Gaspar de Mendonça, procurador-geral de justiça.
Nesta segunda, a audiência pública acontece na sede do MPE, em Maceió. No interior, serão promovidas audiências em Santana do Ipanema, na quarta-feira (10), das 9h às 13h, no Fórum Desembargador Hélio Cabral de Vasconcelos. Na quinta (11), é a vez da audiência em Arapiraca, no Fórum da cidade, também das 9h às 13h.
Durante as audiências, as prioridades preestabelecidas pelo Comitê de Gestão Estratégica serão apresentadas e discutidas em grupos divididos por áreas. Nesses grupos, serão definidas demandas que necessitam de uma atuação mais forte do Ministério Público. Depois, os pontos definidos serão colocados em votação.
“Explicaremos sobre os objetivos estratégicos do nosso plano estratégico. Depois disso, a população será convidada a colocar num papel quais prioridades entende que MP deve adotar e, na sequência, colocar seu voto numa urna”, detalhou a promotora de justiça Stella Cavalcante, coordenadora da Assessoria de Planejamento Estratégico.
Pesquisa
Também faz parte dessa coleta de informações uma pesquisa que será disponibilizada no site e nas redes sociais do MPE/AL. Da mesma forma, o cidadão vai poder contribuir, opinando a respeito das prioridades. E com o resultado das audiências públicas e dessa consulta no portal e nas redes do Ministério Público, o plano geral de atuação para o triênio de 2020-2022 será elaborado. A expectativa é esse PGA seja publicado ainda no primeiro semestre deste ano, tendo sua execução inciada já de imediato.
Veja também
Últimas notícias
Advogado sustenta que queda de criança foi acidente e questiona provas da acusação no júri
MPAL promove reunião com órgãos estaduais para discutir direitos humanos e cidadania nas escolas
IMA diz que mortandade de peixes em Jequiá da Praia foi provocada por ações humanas
Polícia Militar flagra extração irregular de minério durante Operação Onda Verde
Marginal do Piauí, com recursos articulados por Arthur Lira, impulsiona desenvolvimento em Arapiraca
Ivete Sangalo é internada em hospital em Salvador; saiba detalhes
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
