Pastor acusado de irregularidades se recusa a deixar comando de Igreja
Caso já ganhou repercussão nacional em sites de notícias do meio evangélico
Uma polêmica sobre o comando da Igreja Assembleia de Deus ministério Missão, no município de Campo Alegre, ganhou as páginas nacionais dos sites de notícias sobre o meio gospel. O pastor José Barbosa Limeira, mais conhecido como "Barbosinha", se recusa a obedecer a ordem da Convenção dos Ministros da Assembleia de Deus em Alagoas (Comadal) de se afastar do comando da igreja e o caso já chegou na esfera jurídica. Em meio a essa confusão, os seguidores da igreja na cidade vivem em um clima de incertezas.
O 7Segundos teve acesso à carta de "afastamento temporário" da Comadal que determina que o pastor Barbosinha deve entregar ao obreiro auxiliar as chaves da Igreja, sede, congregações e demais imóveis ao obreiro auxiliar. A decisão foi tomada em decorrência de um procedimento disciplinar no Conselho Consultivo de Ética da Comadal que apura "denúncias gravíssimas" relacionadas a "prática de ações eclesiásticas e administrativas em desacordo com as normas internas da Igreja e da Comadal".
O documento, veja imagens abaixo, não especifica as denúncias, mas afirma que o afastamento foi decidido para preservar a imagem do pastor e garantir a isenção das informações colhidas no procedimento disciplinar, além de determinar "a título de generosidade, em matéria de direito e em matéria de fé cristã, a título de amor", a cessão de uma importância em dinheiro, equivalente aos últimos vencimentos, para que o pastor Barbosinha, garanta seu sustendo até o fim do período do processo administrativo.
O pastor Barbosinha foi intimado a cumprir a carta de afastamento no dia 26 de março, mas em vez de cumprir a determinação dos superiores, ingressou com um mandado de segurança solicitando, em caráter liminar, permanecer no comando da Igreja. O juiz da comarca de Campo Alegre, André Geda Peixoto, no entanto, extinguiu o processo em julgamento do mérito.
Apesar de a Comadal tentar resolver a questão internamente, o pastor usou suas redes sociais para divulgar um vídeo alegando estar sendo alvo de perseguição. As imagens chegaram aos sítes de notícias gospel e viralizaram.
O vídeo começa com o pastor em uma ambulância e alguém narrado que Barbosinha teria passado mal após uma discussão e estaria sendo levado para atendimento na UPA de São Miguel dos Campos. Em seguida aparece o próprio pastor, deitado em uma maca, segurando um documento, que seria a carta de afastamento, e faz acusações contra a Comadal. "Veja que absurdo, apenas porque eu liberei a banda para tocar na ADBrás [Assembleia de Deus do Brás] em Campo Alegre. A Constituição do nosso país dá o direito do cidadão de ir e vir, mas os donos da igreja querem mandar nisso", afirma.
Nas imagens, o pastor Barbosinha alega que a perseguição contra ele começou por ter permitido que a banda tocasse na Igreja que pertence a outro ministério. Ele afirma ainda que está sendo acusado de transferir os bens da Igreja para o próprio nome, de não pagar pendências da Igreja e de infringir o estatuto da Comadal. "Eles vão ter que provar isso", argumenta.
O 7Seguntou tentou entrar em contato com a assessoria de comunicação da Assembleia de Deus, mas não obteve êxito.
Veja também
Últimas notícias
Três pessoas são resgatadas após se afogarem na Praia do Francês
China promete ajudar Brasil para evitar colapso na produção de carros
Últimos corpos de pessoas assassinadas em operação no Rio deixam o IML
Projeto de Lei Antifacção: conheça os principais pontos da proposta
Homenagem a Douglas Apratto marca abertura da Bienal do Livro 2025 no estande da Eduneal
Motociclista morre ao ser atingido por carro na AL-110 em São Sebastião
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
