HE do Agreste passa a ofertar Serviço de Odontologia Hospitalar
Serviço já começou a ser utilizado nas Unidades de Terapia Intensiva

É pela boca que os pacientes internados em estado grave recebem a ventilação mecânica, durante o tempo de tratamento e recuperação nos hospitais. Nesse período, aumenta o risco de infecções nas vias respiratórias. Por conta disso, o Hospital de Emergência do Agreste, em Arapiraca, passa a ofertar o Serviço de Odontologia Hospitalar.
O novo serviço, que representa mais uma medida de ampliação da assistência hospitalar – que já conta 18 especialidades médicas – vai beneficiar os usuários dos 54 municípios do Agreste, Sertão e Baixo São Francisco. A medida também assegura atendimento a pacientes dos estados de Pernambuco, Sergipe e Bahia, que buscam assistência na unidade hospitalar.
Segundo revela o cirurgião-dentista com habilitação em Odontologia Hospitalar, Adriano Lessa, a princípio o serviço será executado nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). Em seguida, haverá a expansão para outros setores do Hospital de Emergência do Agreste.
“Esse tratamento é muito importante para a recuperação do paciente em estado grave, que passa vários dias e, até semanas, respirando com ajuda de aparelhos. Nesse tempo, o cuidado deve ser redobrado, porque o risco de infecções na boca aumenta e, principalmente, no combate à pneumonia, associada à ventilação mecânica”, explica o cirurgião.
Adriano Lessa salienta que muitos pacientes também chegam ao hospital com problemas dentários, lesões na cavidade oral e traumas na face, o que contribui ainda mais para o risco de infecções durante o período da internação. Ele explica que o Serviço de Odontologia Hospitalar do HE do Agreste atua em equipe multidisciplinar de UTI, formada também por outros especialistas, a exemplo de médicos, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, enfermeiros e o trabalho dedicado dos técnicos de enfermagem.
Capacitação - Antes da implantação do novo serviço, os profissionais de saúde passaram por uma capacitação, coordenada pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP). A ação foi executada com o apoio da gerente do hospital, médica Regiluce Santos, e do Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).
Além da equipe especializada, os procedimentos de odontologia hospitalar nas UTIs são feitos com a utilização de consultório odontológico portátil, caneta de alta rotação dotada de LED e aparelho de laser terapia, para tratar as lesões na cavidade oral dos pacientes. “Como parte do tratamento, focamos nos cuidados da higiene bucal e hidratação labial e, para promover ainda mais a recuperação do paciente, nossa equipe está adotando a laser terapia, que ajuda no processo de cicatrização das lesões”, acrescenta Adriano Lessa.
Veja também
Últimas notícias

Filho de Wesley Safadão e Mileide Mihaile passa por cirurgia de emergência após descoberta de tumor

O mundo dá voltas: Zanin julgará Moro em ação no STF
Comissão de Educação aprova projeto de Rafael Brito que garante alimentação escolar em período de férias

Acusado de matar a esposa em Inhapi é condenado a 33 anos de prisão
Prefeito Eduardo Bulhões vistoria obras de construção de duas novas UBSs em Santana do Ipanema

MPF pede redução de pena do comediante Léo Lins, condenado a mais de 8 anos de prisão
Vídeos e noticias mais lidas
![[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete](https://img.7segundos.com.br/rKn9QdDDcqz4uBcs9YUwZQQnoTk=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/146144-whatsapp_image_2020_01_02_at_08_46_27_jpeg.jpeg)
[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Vídeo mostra momento em que cliente é morto em oficina de Arapiraca; vítima tinha antecedentes

Suspeito de furtar moto é detido pela própria vítima em Porto Calvo
