Hospital de Arapiraca é o primeiro do Brasil em cirurgias de face
Foi eleito pelo segundo ano consecutivo entre mil outros hospitais
Esta semana, o Sistema Único de Saúde (SUS) divulgou que o Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho, localizado em Arapiraca, foi o que mais realizou cirurgias de face no país. Este é o segundo ano consecutivo que o HR é destaque nacional.
Os dados foram levantados entre cerca de 1000 hospitais que realizaram o procedimento em 2018. Só o Hospital Regional promoveu 562 cirurgias, um número superior ao ano de 2017, quando a unidade também foi a número um em procedimentos do país.
Dos dez primeiros colocados, apenas o HR é de Alagoas, o que levou o Estado a ficar entre os sete que mais promovem as cirurgias. Ao todo, segundo o próprio levantamento, pacientes de 92 municípios do Estado foram contemplados.
Em relação aos procedimentos com osteossíntese (realizados para juntar fragmentos ósseos fraturados), o Hospital ficou em sexto no país, com 147 cirurgias, atrás apenas de unidades no Piauí, Bahia, Maranhão, Espirito Santo e Goiás.
Em cinco anos de serviço, mais de três mil cirurgias foram realizadas e outras 11 mil consultas – um número recorde em atendimentos no Estado e até mesmo na Região Nordeste. Os procedimentos vão desde cirurgias de traumas na face, retirada de tumores, até correções faciais de pacientes com deformidades, fissurados e com necessidades especiais.
As cirurgias de face são custeadas pelo Programa de Fortalecimento, Melhoria da Qualidade e Garantia de acesso a diversas especialidades da Rede de Assistência Hospitalar de Alagoas – o Prohosp/Especialidades, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).
O coordenador da Unidade de Face do Hospital Regional, o odontólogo Ricardo Wathson, que é especialista, mestre e doutor em cirurgias buco-maxilo, disse se sentir orgulhoso pelo projeto ter dado tão certo e agradeceu a equipe de trabalho.
“As pessoas contempladas com as cirurgias não tinham como arcar com um custo tão alto. Por isso são procedimentos tão importantes para nosso hospital e para população. Parabenizo e agradeço a equipe que todas as semanas tem se dedicado a garantir esse atendimento de qualidade e o destaque nacional”, comentou.
Quem também se mostrou bastante empolgado com os dados foram o provedor Magela Pirauá e o diretor médico Ulisses Pereira. Os dois lembraram que as cirurgias de face eram quase inexistentes no interior de Alagoas e que o serviço passou a ser um diferencial para os profissionais.
“Saber que estamos no primeiro lugar em todo país pelo segundo ano consecutivo nos deixa muito contentes e cheios de esperança de que vamos a cada dia oferecer um melhor atendimento para nossos pacientes. É um reconhecimento importante para o Regional e para todos que trabalham por aqui”, afirmou Pirauá.
Desafios
Porém, mesmo com uma conquista tão importante, a diretoria destaca as dificuldades do Regional para alcançar resultados positivos, diante de desafios diários, a exemplo do excesso de usuários. A unidade chega a atender 15 mil atendimentos por mês, o que resulta numa despesa altíssima para os poucos recursos que chegam. “Por isso, uma conquista como essa é tão importante e digna de comemoração”, colocou Ulisses Pereira.
Veja também
Últimas notícias
Incêndio de grandes proporções destrói barracas em frente ao Mercado da Produção, em Maceió
Sine Alagoas anuncia 3.594 vagas de emprego na semana do Natal
Motociclista embriagado fica ferido após colidir com bicicleta em Arapiraca
Incêndio em vegetação é contido pelo Corpo de Bombeiros em Limoeiro de Anadia
Dino barra trecho de projeto de lei que libera emendas do orçamento secreto
Passaporte diplomático de Eduardo Bolsonaro é anulado após perda de mandato
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
