Arapiraca está na zona vermelha de infestação por Aedes aegypti
Segundo vereador, casos de dengue está relacionado a falta de condições de trabalho dos agentes

O município de Arapiraca está na zona vermelha de risco de surto das infecções, com o Índice de Infestação Predial (IIP) de 5,1, no Levantamento Rápido de Índices de Infestação do mosquito Aedes aegypti (LIRAa), divulgado no último dia 30 pelo Ministério da Saúde. Apesar de a cidade estar longe da grave situação dos municípios como Craíbas e Satuba, cujo IIP ultrapassa 10, também está longe de alcançar o patamar para ser classificado como zona verde, com índice inferior a 1.
A situação do município não é surpresa para os pacientes do 5º Centro de Saúde. Nas últimas semanas, a quantidade de pessoas que busca atendimento com sintomas como febre, dor de cabeça e pelo corpo, acompanhados de manchas avermelhadas aumenta a cada dia, comuns à dengue, zika e chinkungunya.
Uma das causas da proliferação do mosquito transmissor dessas doenças infecciosas seria a dificuldade dos agentes de saúde de Arapiraca em fazer o combate aos focos do inseto no interior das residências e do trabalho de conscientização da população.
Na quinta-feira da semana passada (26), o vereador Rogério Nezinho (MDB) usou a tribuna da Câmara de Vereadores para denunciar a falta de condições de trabalho dos agentes de saúde na cidade. Segundo o parlamentar, os moradores das residências visitadas pelos agentes de saúde não estão abrindo a porta porque os trabalhadores não estão identificados.
Nezinho afirma que os agentes estão sem fardamento e sem as mochilas amarelas - utilizadas para transportar material de trabalho - e, por conta disso, muitas vezes não conseguem fazer seu trabalho porque os proprietários de residências desconfiam que sejam assaltantes. De acordo com o vereador, as mochilas rasgaram devido o desgaste provocado pelo uso intensivo e não foram substituídas.
Sobre o fardamento dos agentes, a Secretaria Municipal de Saúde de Arapiraca afirmou que as atividades não foram suspensas, mesmo sem o uniforme. O órgão disse que a licitação que vai garantir o fardamento está “bem adiantada” e será entregue em no máximo 30 dias.
Veja também
Últimas notícias

Bombeiros realizam busca por cadáver em cacimba no bairro do Feitosa, em Maceió

Secult divulga programação de Alagoas da Primavera dos Museus 2025

Caso Albino: Um ano após prisão, Polícia Civil relembra captura de serial killer

Prefeitura de Arapiraca lança assistente virtual que aproxima serviços públicos da população

Governador entrega ambulâncias do Samu e autoriza construção de mais duas escolas

Prefeitura realiza a 4ª entrega de enxovais do projeto “Mãe Arapiraquense” de 2025
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
