Arapiraca está na zona vermelha de infestação por Aedes aegypti
Segundo vereador, casos de dengue está relacionado a falta de condições de trabalho dos agentes
O município de Arapiraca está na zona vermelha de risco de surto das infecções, com o Índice de Infestação Predial (IIP) de 5,1, no Levantamento Rápido de Índices de Infestação do mosquito Aedes aegypti (LIRAa), divulgado no último dia 30 pelo Ministério da Saúde. Apesar de a cidade estar longe da grave situação dos municípios como Craíbas e Satuba, cujo IIP ultrapassa 10, também está longe de alcançar o patamar para ser classificado como zona verde, com índice inferior a 1.
A situação do município não é surpresa para os pacientes do 5º Centro de Saúde. Nas últimas semanas, a quantidade de pessoas que busca atendimento com sintomas como febre, dor de cabeça e pelo corpo, acompanhados de manchas avermelhadas aumenta a cada dia, comuns à dengue, zika e chinkungunya.
Uma das causas da proliferação do mosquito transmissor dessas doenças infecciosas seria a dificuldade dos agentes de saúde de Arapiraca em fazer o combate aos focos do inseto no interior das residências e do trabalho de conscientização da população.
Na quinta-feira da semana passada (26), o vereador Rogério Nezinho (MDB) usou a tribuna da Câmara de Vereadores para denunciar a falta de condições de trabalho dos agentes de saúde na cidade. Segundo o parlamentar, os moradores das residências visitadas pelos agentes de saúde não estão abrindo a porta porque os trabalhadores não estão identificados.
Nezinho afirma que os agentes estão sem fardamento e sem as mochilas amarelas - utilizadas para transportar material de trabalho - e, por conta disso, muitas vezes não conseguem fazer seu trabalho porque os proprietários de residências desconfiam que sejam assaltantes. De acordo com o vereador, as mochilas rasgaram devido o desgaste provocado pelo uso intensivo e não foram substituídas.
Sobre o fardamento dos agentes, a Secretaria Municipal de Saúde de Arapiraca afirmou que as atividades não foram suspensas, mesmo sem o uniforme. O órgão disse que a licitação que vai garantir o fardamento está “bem adiantada” e será entregue em no máximo 30 dias.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
