Hispamar Hughes vão usar no Brasil plataforma de Wifi
Plataforma Express WiFi permite cobrar por acesso e uso de dados em redes WiFi, abrindo espaço para venda de planos pré-pagos. Lojistas e ISPs serão encarregados da oferta ao usuário final

As operadoras de acesso à internet por satélite Hispamar e Hughes fecharam acordo com o Facebook para usar a plataforma da rede social de WiFi, chamada simplesmente de WiFi Express. A plataforma usa software e roteadores capazes de contabilizar com precisão o tráfego de dados e permitir a exploração de serviços de acesso pré-pago aos hotspots criados. O acordo prevê que as duas operadoras espalhem hotspots WiFi no Brasil usando a plataforma.
No caso da parceria com a Hughes, há previsão de criação de pontos de acesso também no México. Na prática, a Hughes e a Hispamar disputar o mercado de WiFi Compartilhado. O segmento também é desejado pela americana Viasat. Esta pretende lançar seus hotspots no país tão logo obtenha autorização para explorar comercialmente parte da capacidade do satélite SGDC-1, da Telebras.
O modelo comercial não é novo para a Hughes, que diz já possuir 32 mil hotspots comunitários espalhados por Rússia, México, Brasil e Indonésia. A cobertura WiFi da empresa abrange área com população estimada de 25 milhões de pessoas. A companhia não diz, no entanto, se vai explorar o serviço diretamente nas comunidades sob a marca HughesNet, seu serviço de banda larga satelital, ou se vai recorrer a ISPs em modelo de revenda.
HISPAMAR
No caso da Hispmar, filial brasileira da operadora espanhola de comunicação via satélite Hispasat, provedores de serviços de internet locais (ISPs) serão fundamentais.
Em associação com o Facebook, a Hispamar implantará pontos WiFi em diferentes locais do Brasil que funcionarão via satélite. A operadora fornecerá sua capacidade satelital e suas plataformas de serviços gerenciados aos parceiros locais, que além de responsáveis pela comercialização do serviço, farão o suporte ao usuário final.
A monetização se dará por meio de um sistema de pacotes de dados pré-pagos. Os usuários desse serviço podem escolher entre diferentes opções de produtos e preços. Após adquirir o pacote de dados selecionado e inserir um código de acesso, os consumidores só precisarão conectar seu dispositivo à rede Express WiFi para navegar na internet através do serviço satelital de alta velocidade.
A capacidade de acesso à internet virá da banda Ka do satélite Amazonas 5 da Hispasat. No caso do Brasil, o satélite oferece cobertura em banda Ka HTS para mais de 75% da população e é operado a partir do Teleporto da Hispamar em Caxias do Sul (Rio Grande do Sul).
Veja também
Últimas notícias

Em derrota para governo, Câmara retira de pauta MP que renderia R$ 17 bi

Hamas confirma que chegou a acordo com Israel para encerrar guerra em Gaza

Comerciantes do Mercado da Produção protestam após risco de corte de energia em Maceió

PF investiga possível ligação de crime organizado com crise do metanol

Ronda do Bairro recupera moto roubada em área de mata no Benedito Bentes em Maceió

Maribondo inicia nova fase: pré-inscrições abertas para o Programa Geração Futuro
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
