Defesa de Lula pede progressão de pena para o ex-presidente
Se aprovado, Lula poderá exercer atividade autorizada e passar a noite em casa
Na noite desta sexta-feira (10), por volta das 23h (horário de Brasília), os advogados do ex-presidente Lula deram entrada no Superior Tribunal de Justiça (STJ) no pedido de progressão da pena para o regime aberto. A informação foi antecipada pelo blog do jornalista Kennedy Alencar.
Condenado há 12 anos e 1 mês de prisão em abril de 2018, Lula teve sua pena reduzida pelo STJ, no mês passado, para 8 anos e 10 meses. Caso o STJ concorde com a solicitação, Lula poderá frequentar cursos ou exercer qualquer outra atividade autorizada durante o dia e recolher-se à noite à sua casa.
A redução da pena , inclusive, foi utilizada pelo advogados para corroborar a solicitação, uma vez que o presidente já teria cumprido mais de um ano de prisão e teria direito ao regime aberto: “Diante da (conhecida) inexistência de estabelecimento compatível, faz-se necessário, desde logo, a fixação”.
Apesar da solicitiação, a defesa fez questão de ressaltar que não abriu mão de anular o processo e garantir a absolvição do ex-presidente: “Não se busca somente a remodelação da pena ou a modificação do regime inicial de cumprimento, mas a absolvição plena”.
“O recurso demonstra que o STJ deixou de analisar (omissão) aspectos fundamentais das teses defensivas, como, por exemplo, o fato de que Lula não praticou qualquer ato inerente à sua atribuição como Presidente da República (ato de ofício) para beneficiar a OAS e não recebeu qualquer vantagem indevida”, afirmou a defesa de Lula .
Veja também
Últimas notícias
Enem 2025: segundo dia de provas é encerrado em todo o Brasil
Homem é executado a tiros no bairro Feitosa, em Maceió
Menino de 11 anos sofre AVC após acidente em escola
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
Polícia Civil inicia investigação de homicídio na cidade de Arapiraca
Mulher destrói carro do marido após flagrar traição em bar de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
