Bicicleta que vira cadeira alerta para os altos impostos no Brasil
A Talent Marcel desenvolveu a Bike Clandestina, uma bicicleta que vira poltrona e mesa

Idealizado pela agência Talent Marcel, com o apoio do frame builder Denis Cardoso e de nós, revista Bicycling, o projeto “Bike Clandestina” é para alertar sobre as altas cargas tributárias aplicadas às bicicletas no Brasil. Sim, bike paga muito mais imposto do que os móveis, por exemplo.
Os impostos sobre o valor das bikes podem chegar a até 70% (neste caso, de uma bike importada), o que torna este produto caro e muitas vezes até inacessível à maioria de nós ciclistas.
Foi visando driblar esses impostos exorbitantes que a Talent Marcel desenvolveu a Bike Clandestina, uma bicicleta que vira poltrona e mesa. Dessa forma, o comprador poderia escolher o formato do objeto que estaria adquirindo: um móvel (dessa forma pagando até 12% de impostos), ou bicicleta, (pagando até 70% de impostos). E lógico que todos nós compraríamos “móveis para pedalar” – afinal, quem se importa?
Bike Clandestina: uma boa ideia
A Bike Clandestina não será comercializada. É apenas um protótipo para alertar que as bikes hoje no Brasil são os produtos mais sobretaxados (até mais do que os carros e muito mais do que móveis).
“Muitos reclamam do preço das bicicletas, mas pouca gente sabe que até 70% do valor é imposto”, diz Sergio Takahata, criativo da Talent Marcel. “Então a gente quis mostrar essa informação de um jeito interessante, através de um símbolo: a Bike Clandestina.”
Para Andrea Estevam, diretora de conteúdo da Rocky Mountain, a editora que publica a Bicycling, o imposto altíssimo cobrado sobre as bicicletas sempre foi motivo indignação para a comunidade do ciclismo. “Afinal, bicicleta é transporte, é saúde, é lazer… E traz mil coisas positivas para a população”, diz. “E esse projeto é uma forma criativa e transgressora de chamar a atenção para isso. Tem tudo a ver com bike, e por isso nós da Bicycling o apoiamos totalmente”, completa Andrea.
Para Denis Cardoso, dono da Cardoso Cycles, que construiu a Bike Clandestina, o convite da Talent Marcel foi, além de uma honra, desafiador. “Atender à demanda de duas funcionalidades tão diferentes para o mesmo objeto já foi, por si só, inovador.”, disse.
“Além disso, adequar peças de bicicleta existentes no mercado a este novo quadro feito de madeira, um material ainda novo, apesar de estar cada vez mais presente na fabricação de bicicletas, também foi outro grande desafio.”
Mas o importante é que agora a mensagem sobre o valor do imposto no preço final de uma bicicleta está sendo passada a mais gente. E vai que uma marca top de bikes decida fabricar aquele movelzinho pedalável a um preço camarada… A gente só agradece. (bikeclandestina.com.br)
Veja também
Últimas notícias

Músicos arapiraquenses criam projeto "Os Poetas Estão Vivos" para homenagear grandes nomes do rock nacional

Deputado Fabio Costa cobra justiça por Daniela, jovem violentada que ficou com sequelas no interior de Alagoas

Polícia cumpre mandado de busca e apreensão em Olho d’Água das Flores

Quarta edição da FliPenedo acontece de 09 a 12 de abril

Secretaria de Saúde de Penedo presta contas ao Conselho Municipal de Saúde

Programa Saúde Até Você leva assistência médica ao Trapiche da Barra nesta sexta-feira
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
