Aplicativo de startup alagoana é premiado pelo Google
Plataforma concorreu com mais de 2 mil iniciativas de mais de cem países e foi uma das 20 escolhidas

A startup Hand Talk, que criou aplicativo e plug in, que usa inteligência artificial para traduzir textos e vídeos da internet na linguagem de libras foi uma das 20 vencedoras do Desafio Google em Inteligência Artificial (IA). A plataforma foi fundada em 2012 e usa um personagem em 3D, batizado de "Hugo", para fazer a tradução, facilitando a comunicação de surdos e de pessoas com deficiência auditiva.
O Desafio Google de Impacto em IA premia tecnologisas de impacto social em todo mundo. Um total de 2.602 empresas, entidades e pessoas de 119 países se inscreveram para o prêmio e a Hand Talk, como uma das escolhidas, irá receber R$ 3 milhões, que devem ser investidos no desenvolvimento da plataforma.
Os fundadores da Hand Talk, os alagoanos Ronaldo Tenório, Carlos Wanderlan e Thadeu Luiz, afirmam que pretendem usar o dinheiro da premiação para expandir o aplicativo, que atualmente só traduz textos e áudios em português. Uma das metas é fazer com que o Hugo possa também fazer tradução para a língua de sinais americana.
"Temos intérpretes surdos validando os sinais, desenvolvedores, cientistas de dados, designers e animadores 3D para fazer o Hugo ganhar vida", explicou Ronaldo Tenório.
A versão do Hand Talk para celular já foi baixada e mais de dois milhões de aparelhos no país. Além disso, a startup está sendo contratada por grandes empresas, como Sansung, Bradesco, Natura e Avon, que querem dispor da tecnologia em suas páginas de internet.
Veja também
Últimas notícias

Entregador é morto por disparos de arma de fogo no Clima Bom, em Maceió
Homem é rendido por poulares e preso após tentar esfaquear vítima em Arapiraca

Homem embriagado põe fogo na própria casa após companheira fugir para não ser agredida em Rio Largo

Homem envolvido em rinhas de galo é assassinado na Cidade Universitário

Disparo acidental de arma de fogo atinge criança na Cidade Universitária

Vítima é encaminhada para hospital em estado grave após sofrer atentado em Palmeira
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Alvim critica 'Democracia em Vertigem': "Ficção da esquerda"
