Prefeitura de Arapiraca não repassa dinheiro e quadrilha faz apelo para poder se apresentar
Organização da Mandacaru Junino tem até sexta (14) para pagar figurinos, mas repasse municipal não foi liberado
Organizadores e integrantes da quadrilha Mandacaru Junino se apegam a uma última esperança para conseguir se apresentar este ano. Eles estão procurando empresários e comerciantes de Arapiraca para tentar levantar, até esta sexta-feira (14), a quantia de R$ 4 mil, para pagar pelo figurino necessário para as apresentações. Mas eles não estão buscando doações ou patrocínios, querem mesmo dinheiro emprestado, até que o repasse da prefeitura seja liberado.
"A quadrilha foi classificada, mas o nosso arraial não. O problema é que o dinheiro não foi liberado ainda e nós temos até esta sexta para pagar pelo figurino. Estamos tentando arrumar emprestado para pagar quando a prefeitura liberar o dinheiro da quadrilha", afirmou o organizador José Cícero. De acordo com ele. as apresentações deste ano são uma homenagem ao religioso Frei Damião.
Abalado pela possibilidade de o grupo formado por 32 jovens da comunidade Vale da Perucaba, que tem 22 apresentações marcadas, José Cícero chega a se emocionar sobre o trabalho. "Estamos desesperados, foram nove meses ensaiando com o pé no chão, na naioria das vezes em uma rua esburacada e até mesmo no escuro. Vários dos participantes estudavam à noite e saíam da escola direto para o ensaio, até às 22h. Depois de tanta dificuldade, se não conseguirmos dançar, vai ser uma grande decepção para todos", declarou.
A quadrilha Mandacaru Junino foi fundada no ano passado no residencial Vale da Perucaba, no bairro Olho d'Água dos Cazuzinhas, mas conseguiu envolver de tal forma a comunidade que os moradores se classificam como mandacuzeiros. Eles já estavam arrasados porque a comunidade não teve o projeto de arraial aprovado pela prefeitura de Arapiraca. A situação, inclusive, gerou revolta nos organizadores do evento. Eles alegam que o texto do projeto foi aprovado na primeira chamada, mas que ficou faltando apresentar um documento. Na segunda chamada, com a pendência documental resolvida, eles foram surpreendidos com a reprovação do texto, o mesmo que havia sido aprovado anteriorente.
Caso a organização não consiga levantar os R$ 4 mil até o dia 14, não terão figurino e irão desfalcar 22 festejos juninos, onde tinham apresentações marcadas até o final de junho, entre eles as comunidades de Vila São José, Cohab Nova e Cohab Velha, Taboquinha, Baixão, Santa Edwirges, Itapicuru, Brasiliana, Canafístula e Bálsamo, além das demais.
A reportagem entrou em contato com a assesoria de comunicação da Prefeitura de Arapiraca e perguntou quando o repasse para as quadrilhas aprovadas no edital junino será liberado e falou sobre a situação da Mandacaru Junino. Abrimos espaço para que o município se manifeste sobre a situação, como preza o jornalismo, dando espaço para ampla defesa e o contraditório, como sempre fez. No entanto, até o fechamento da matéria, nenhuma resposta foi encaminhada.
Veja também
Últimas notícias
Alagoas terá ensino integral universal e oferta ampliada de cursos profissionalizantes até 2026
Após decisão do Congresso, Teca Nelma chama população às ruas contra o PL da Dosimetria
Projeto de Cibele Moura vai transformar Igreja de São Bastião de Arapiraca em Patrimônio Imaterial
[Vídeo] Jovem arapiraquense que aguardava cirurgia há dois meses é operado em Maceió
Polícia Militar prende suspeito de torturar e matar casal na Grota do Rafael, no Jacintinho
Fim de semana tem predomínio de sol, mas baixa umidade relativa do ar preocupa
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
