Meio ambiente

Técnicos de prefeituras são capacitados pela Codevasf para recuperação de nascentes em Alagoas

O treinamento ocorreu na Casa de Cultura de Arapiraca

Por Assessoria 02/07/2019 20h08
 Técnicos de prefeituras são capacitados pela Codevasf para recuperação de nascentes em Alagoas
Acordos de cooperação técnica atuarão na revitalização das bacias hidrográficas dos rios São Francisco, Parnaíba, Itapecuru e Mearim - Foto: Cortesia

Técnicos da área ambiental das prefeituras de Igreja Nova, Arapiraca, Canapi, Poços das Trincheiras e Pão de Açúcar, em Alagoas, foram capacitados pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) para elaboração e execução de projetos de conservação e proteção de nascentes. A capacitação integra as ações de revitalização executada pela Codevasf ao longo das bacias hidrográficas dos rios São Francisco, Parnaíba, Itapecuru e Mearim.

Em Alagoas, estão previstas a elaboração e a execução de projetos de conservação e proteção de nascentes nas sub-bacias hidrográficas dos rios Grande, Piauí, Capiá, Boacica e Ipanema, todas integrantes da bacia do rio São Francisco.

O treinamento ocorreu na Casa de Cultura de Arapiraca e contou com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh/AL) e do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL). Outra atividade de acompanhamento do trabalho executado em cada município será realizado pela Codevasf e pela Semarh/AL no segundo semestre deste ano.

Segundo o engenheiro agrônomo da Codevasf Pedro Melo, que coordena as ações dos acordos de cooperação técnica em Alagoas, o treinamento pretende alinhar os trabalhos para elaboração e execução dos projetos. “Sabemos que cada nascente tem suas demandas próprias. No entanto, o que projetamos, com esse treinamento, é que os trabalhos sejam mais unificados, que tenham um alinhamento, além de atuar como uma capacitação para técnicos da área de meio ambiente. É um trabalho que deve ter alta qualidade para que possamos atuar para revitalização dessas sub-bacias que compõem a bacia do São Francisco em Alagoas”, afirmou.

Ele ainda destacou que a previsão é que as prefeituras municipais concluam os projetos de recuperação de nascentes até o mês de setembro deste ano e iniciem sua execução também no próximo semestre.

Treinamento

Durante a capacitação, Pedro Melo apresentou a metodologia de trabalho da Codevasf para execução de políticas, programas e projetos na área de Revitalização das Bacias Hidrográficas. 

Coube ao assessor técnico da Semarh/AL Adolfo Barbosa e Silva, coordenador do programa de recuperação de nascentes do Governo do Estado de Alagoas, repassar as metodologias e tecnológicas consolidadas em projetos de conservação e proteção de nascentes a partir de sua experiência. “Trouxemos aqui princípios básicos de processos de recuperação de áreas degradadas na nossa região, com identificação e classificação de nascentes, práticas ambientais que protegem o solo de agressões ambientais, entre outros. Temos dez anos de experiência em Alagoas e nos propusemos a quebrar alguns paradigmas na temática”, explicou.

Já o IMA/AL trouxe ao treinamento o projeto “Mais Árvores”, que atuará junto às prefeituras nesses acordos de cooperação técnica para recomposição da mata ciliar das nascentes recuperadas.

O engenheiro ambiental e sanitarista João Victor Leite é um dos participantes do treinamento. Ele coordena as ações do acordo de cooperação na Prefeitura de Igreja Nova e aposta no trabalho continuado de educação ambiental para conservação e proteção de nascentes. “Em nosso município, temos em torno de 70 nascentes. Pretendemos recuperá-las com essa cooperação com a Codevasf. Já temos um trabalho de educação ambiental e ele será utilizado para fortalecer a proteção das nascentes. Agora teremos um aumento na vazão do rio e na qualidade da água”, revelou.