?Judiciário inicia curso de formação de conciliadores em Arapiraca
Presidente Tutmés Airan participou da abertura do evento: ‘Quando a gente faz um curso desse, a gente planta a semente da boa solução do conflito’

O Poder Judiciário de Alagoas deu início ao curso de Capacitação, Formação e Aperfeiçoamento de Mediadores e Conciliadores Judiciais em Arapiraca. Trata-se da parte teórica do treinamento, que já foi realizada em Maceió e Palmeira dos Índios, este mês.
O presidente do Tribunal de Justiça, Tutmés Airan, participou da abertura do evento. “Quando a gente faz um curso desse, a gente planta a semente da boa solução do conflito. Uma solução rápida, negociada e portanto muito mais eficaz, porque ao invés de ser imposta, é construída pelas partes”, comentou o desembargador.
Para o presidente, essa é a saída para o alto nível de judicialização vivido pela sociedade. “Ou você percorre caminhos alternativos, ou o Poder Judiciário não vai poder dar a resposta que a população espera dele, dado a quantidade de processos e conflitos”.
Conduzido pela Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal), o curso contou com o juiz André Gêda como professor, em Arapiraca. Ele explicou que a parte teórica tem a duração de uma semana e depois os alunos serão submetidos à parte prática, atuando nos Centros Judiciários de Solução de Conflito e Cidadania (Cejuscs).
“A cultura de pacificação tende a ser estendida a todo o estado, pois esse é um dos grandes objetivos do desembargador Tutmés Airan”, disse André Gêda.
A abertura do curso teve a presença do prefeito de Arapiraca, Rogério Teófilo.
Sobre o curso
A Esmal é a única instituição de Alagoas reconhecida para oferecer cursos de mediação judicial. A habilitação é atribuída pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) e é uma garantia de que são cumpridos requisitos como idoneidade, qualificação técnica e pedagógica para oferecer capacitações dessa natureza.
Assim, fica assegurado que egressos das escolas reconhecidas poderão ser aproveitados pelos tribunais de justiça estaduais na composição de seus cadastros de profissionais.
Veja também
Últimas notícias

Lula lidera em todos os cenários para 2026, diz Datafolha

Ação integrada apreende veículos irregulares e reforça segurança aquaviária em Maragogi
![[Vídeo] Avião faz pouso forçado entre carros e caminhões em rodovia](https://img.7segundos.com.br/g3RE3WLIPV610XBBUTjy0i5B2Wk=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/c2d49e52c1cbbb00b1cce9a1f50e2bec.avif)
[Vídeo] Avião faz pouso forçado entre carros e caminhões em rodovia

Boi descontrolado assusta populares e ataca mulher no município de Satuba

CNJ proíbe tribunais de prender para cumprimento de pena nos regimes aberto e semiaberto

IR 2025: onde baixar o aplicativo para declarar o Imposto de Renda?
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
