TJAL renova convênios para manter escritório modelo e o Fórum da Ufal
Desembargador Tutmés Airan destacou o caráter social do projeto
?Com planos de ampliar o espaço utilizado pelo Judiciário, o presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), desembargador Tutmés Airan, renovou, nesta quarta-feira (10), convênios com a com a Universidade Federal de Alagoas, a fim de manter o funcionamento do Escritório Modelo de Assistência Jurídica (Emaj) e o Fórum Regional da Ufal.
“Nós temos aqui dois serviços, o Fórum – que agrega a 26ª Vara Cível da Capital Família, a 16ª Vara de Execuções Penais e o 10º Juizado Especial, e o escritório modelo, onde os alunos da universidade fazem atendimento de assistência judiciária à comunidade por meio de um estágio que abre as portas para o mundo profissional”, destacou o presidente Tutmés.
O desembargador Tutmés Airan explicou que o projeto de ampliação do Fórum já está sendo elaborado pelo Departamento Central de Engenharia e Arquitetura (DCEA) e também destacou a importância social da parceria entre a Ufal e o Judiciário.
“Eu sou egresso da Ufal e na minha época a gente nem sonhava, não tinha nada parecido com isso, o estágio era muito pobre. Hoje não, o estágio é de verdade, o aluno vem e aquele que quer e mostra interesse aprende. Ao mesmo tempo que ele aprende, ele contribui com a comunidade. Isso é o que é interessante. Ele recebe e devolve em forma de trabalho para a sociedade, sobretudo a mais carente”, contou.
A reitora da universidade, Maria Valéria Correia, explicou que o Fórum da Ufal é o segundo maior projeto de extensão da instituição de ensino e agradeceu o empenho do presidente Tutmés Airan para garantir os serviços prestados em parceria com o Poder Judiciário alagoano.
“O nosso Núcleo de Práticas Jurídicas é o Fórum, que é tão importante para a universidade quanto para a população do entorno. Nós consideramos o Fórum como o segundo maior projeto de extensão da universidade, fica apenas atrás do Hospital Universitário, e tem uma importância singular para nossos estudantes e para a população vulnerável do entorno da Ufal que depende desses serviços. Penso que ele cumpre um papel de justiça social inigualável”, disse a reitora.
Diretor do fórum e titular do 10º Juizado Especial Cível, o magistrado Ricardo Lima destacou a qualidade do trabalho que já vem sendo desenvolvido no escritório modelo desde 2014 e que as pessoas da região já sabem que podem recorrer ao Emaj para pleitear seus direitos.
“É uma realidade que não é de hoje, o povo daqui do Eustáquio Gomes e da região circunvizinha tem como parceiro o nosso Fórum, através do escritório modelo. Essa parceria está sendo renovada, o que existia antes vai permanecer mais forte do que nunca. Hoje a população já está acostumada, conta com pessoas que entram com as ações, gratuitamente, e quem tem direito vem buscar o seu direito”, falou.
O magistrado Wlademir Paes de Lira, titular da 26ª Vara Cível da Capital Família, o sub-diretor geral do TJAL, Walter Santos, professores e estudantes do curso de Direito da Ufal também participaram da solenidade.
Veja também
Últimas notícias
Mulher é encontrada morta a tiros em via pública no Jacintinho, em Maceió
Incêndio de grandes proporções destrói barracas em frente ao Mercado da Produção, em Maceió
Sine Alagoas anuncia 3.594 vagas de emprego na semana do Natal
Motociclista embriagado fica ferido após colidir com bicicleta em Arapiraca
Incêndio em vegetação é contido pelo Corpo de Bombeiros em Limoeiro de Anadia
Dino barra trecho de projeto de lei que libera emendas do orçamento secreto
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
