Brasil

Jovem que teve couro cabeludo arrancado em kart passa por segunda cirurgia

Após procedimento, foi para UTI e quadro clínico é estável, segundo hospital

Por G1/PE 14/08/2019 13h01
Jovem que teve couro cabeludo arrancado em kart passa por segunda cirurgia
Cabelo da jovem teria se soltado do capacete e prendido na roda do kart - Foto: Divulgação

A jovem de 19 anos que teve o couro cabeludo e parte da pele arrancados em acidente kart foi internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital da Restauração, no Recife. Ela teve o couro cabeludo reimplantado e apresentou trombos, passou por nova cirurgia e seguiu para a UTI. O quadro clínico é considerado estável, segundo o boletim médico desta quarta (14). 

Débora Stefanny Dantas de Oliveira estava com o namorado na pista de kart em Boa Viagem, na Zona Sul, quando aconteceu o acidente, no domingo (11). "Eu peguei o rosto da minha namorada na minha mão, botei em uma sacola [...] e corri", disse o microempresário Eduardo Tumajan, na terça, sobre o resgate.

Socorrida para o HR, a jovem passou por uma cirurgia para reimplantar o couro cabeludo. Os médicos conseguiram recuperar e reimplantar 80% da área atingida. Na terça (13), a jovem precisou passar por um novo procedimento para eliminação de trombos, que são coágulos, em pequenas artérias, segundo o boletim.

O Hospital da Restauração informou que a equipe médica não afasta a possibilidade de ocorrência de novos trombos e a perda do reimplante, o que exigiria “outros procedimentos restauradores”. Ela está na UTI adulto da unidade de saúde "para cuidados clínicos mais preservados".

O tio da vítima, Douglas Nascimento, contou que era a primeira vez que Débora andava de kart e que o cabela se soltou durante a corrida, prendendo no motor. A pele desde a testa até a nuca da vítima foi arrancada, segundo os médicos.

O namorado de Débora estava andando de kart, quando percebeu o acidente. Ele saltou do veículo e correu para socorrê-la, levando-a com a ajuda de outra pessoa para o HR, no bairro do Derby. Como o material foi levado para o hospital, médicos conseguiram recuperar e reimplantar parte da área atingida, após uma cirurgia de mais de cinco horas.

Sogra de Débora, Andréa Tumajan, registrou um boletim de ocorrência na Delegacia de Boa Viagem, na segunda. Ela contou que tinha ido ao banheiro com a neta e, ao voltar, já viu a vítima no chão, sem receber socorro.

O acidente aconteceu no domingo (11), na pista de corrida de kart localizada no estacionamento do Walmart na esquina da Avenida Fernando Simões Barbosa com a Rua Padre Carapuceiro. Após o registro do boletim de ocorrência da sogra de Débora, a Polícia Civil abriu inquérito para investigar o caso.

A pista, que foi interditada pelo Procon na segunda (12), passou por perícia do Instituto de Criminalística na terça (13). O trabalho durou aproximadamente três horas e contou com a participação de três peritos.

Durante a perícia, foram analisadas as condições da pista e constatadas manchas de sangue no local, segundo o perito Rogério Dantas. A equipe do IC encontrou fios de cabelo e sangue no carrinho.

O advogado da empresa Adrenalina Kart Racing, Carlos Arthur Ferrão Júnior, acompanhou a perícia a distância e apresentou o documento com regras da atividade que é assinado pelos participantes antes de entrarem na pista. Segundo ele, todos os procedimentos de segurança foram tomados.